Buscar

"O direito não socorre a quem dorme", ou seja, não basta ser titular de um direito, sendo necessário exercê-lo no prazo máximo previsto na legislaç...

"O direito não socorre a quem dorme", ou seja, não basta ser titular de um direito, sendo necessário exercê-lo no prazo máximo previsto na legislação, pois muitas vezes ele não poderá ser efetivado a qualquer tempo, a depender da sua natureza. A prescrição e a decadência são institutos jurídicos que se concretizam com a inércia do titular de direito que não o exercita no prazo máximo fixado em lei. Além do prazo decadencial de 10 anos para postular a revisão de benefício previdenciário, o artigo 103, parte final, da lei 8213/91, previu a decadência para a impugnação do ato administrativo que indeferiu a concessão de benefício.

 

A respeito da decadência para a impugnação de ato administrativo que indeferiu a concessão de benefício, analise as afirmativas abaixo.


I. Diferentemente do que ocorre com a decadência para os pedidos de revisão de renda mensal inicial, a decadência para a impugnação de indeferimento administrativo de concessão de benefício é de 8 anos.


II. O prazo inicial para o início da contagem da decadência é o da comunicação da decisão administrativa que indeferiu o benefício.


III. Sendo a decadência prevista expressamente em lei, ela deve ser alegada pela parte interessada, não sendo possível a declaração de ofício pelo juiz.

 

É correto apenas o que se afirma em

A) 

II.

B) 

I.

C) 

I e III.

D) 

II e III.

E) 

I e II.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) II.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina