Buscar

Q3: Descreva a sondagem piezocone e onde esse tipo de sondagem fornece maiores informações dos solos que a sondagem SPT.

Essa pergunta também está no material:

LISTA_EXERCICIO_1_(Investigacao_Geotecnica)
1 pág.

Fundações Universidade SalvadorUniversidade Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sondagem piezocone é um ensaio de campo utilizado para investigação geotécnica do solo. Ela consiste na inserção de um cone com ponta metálica no solo, que é equipado com sensores de pressão e de deslocamento. Durante a penetração do cone no solo, são registrados dados de pressão e deslocamento, que são utilizados para determinar as características do solo. A sondagem piezocone fornece informações mais detalhadas sobre o solo do que a sondagem SPT (Standard Penetration Test), pois permite a medição de parâmetros como a resistência ao cisalhamento, a permeabilidade e a compressibilidade do solo. Além disso, a sondagem piezocone é capaz de detectar camadas de solo com diferentes características, o que é importante para a análise de estabilidade de taludes e fundações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais