Buscar

Ana trocou de apartamento com Marcos. Porém, como o seu apartamento tinha valor menor do que o apartamento dele, Ana pagou uma quantia em dinheiro....

Ana trocou de apartamento com Marcos. Porém, como o seu apartamento tinha valor menor do que o apartamento dele, Ana pagou uma quantia em dinheiro. Após um mês residindo no apartamento que era de Marcos, ela recebeu um mandado de despejo informando que deveria desocupar o bem, pois quem vendeu o imóvel para ela não era o verdadeiro proprietário. Preocupada, ela busca sua ajuda, perguntando se a troca com saldo em dinheiro está desconfigurada. Explique quais as consequências da evicção no caso concreto.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No caso apresentado, a evicção ocorreu, ou seja, Ana perdeu o direito de posse do apartamento que havia trocado com Marcos, pois o verdadeiro proprietário do imóvel não era Marcos. Quanto à troca com saldo em dinheiro, ela não está desconfigurada, pois a evicção não tem relação com a diferença de valores entre os imóveis. Ana ainda é obrigada a pagar a quantia em dinheiro acordada na troca, mesmo que tenha perdido o direito de posse do apartamento. Cabe a Ana buscar seus direitos em relação à perda do imóvel junto ao verdadeiro proprietário ou a quem a vendeu o imóvel.

0
Dislike0
User badge image

Cristina Santos

Padrão de resposta esperado

A troca com saldo não descaratceriza a troca ou permuta, desde que o objeto principal da relação negocial seja um bem e não o dinheiro, que somente complementa a diferença de valores dos bens.

​​​​​​​Quanto à evicção, é importante destacar que se alcançar um dos objetos da troca, restará corrompido todo o contrato. Configurada a evicção, o evicto terá direito à restituição da coisa, assim como à indenização pelas perdas e danos e, se houver, custas processuais e despesas contratuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais