Buscar

Qual das alternativas abaixo apresenta a descrição correta do papel da insulina e do glucagon na regulação dos níveis de glicose no sangue? A insu...

Qual das alternativas abaixo apresenta a descrição correta do papel da insulina e do glucagon na regulação dos níveis de glicose no sangue?

A insulina é produzida e liberada pelo fígado em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo pâncreas quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem.
A insulina é produzida e liberada pelo pâncreas em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo fígado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem.
Insulina e glucagon são hormônios produzidos e liberados pelo pâncreas, sendo a insulina liberada quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão altos e o glucagon quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão baixos.
Insulina e glucagon são hormônios produzidos e liberados pelo fígado, sendo a insulina liberada quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão baixos e o glucagon quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão altos.
A) A insulina é produzida e liberada pelo fígado em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo pâncreas quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem.
B) A insulina é produzida e liberada pelo pâncreas em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo fígado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem.
C) Insulina e glucagon são hormônios produzidos e liberados pelo pâncreas, sendo a insulina liberada quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão altos e o glucagon quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão baixos.
D) Insulina e glucagon são hormônios produzidos e liberados pelo fígado, sendo a insulina liberada quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão baixos e o glucagon quando os níveis de glicose na corrente sanguínea estão altos.

Essa pergunta também está no material:

PROVA BIOQUÍMICA SISTÊMICA
3 pág.

Bioquímica I Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A insulina é produzida e liberada pelo pâncreas em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo fígado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem." A insulina é produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas e é liberada em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Já o glucagon é produzido pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas e é liberado em resposta à diminuição dos níveis de glicose no sangue.

0
Dislike0
User badge image

Allan Almeida

B) A insulina é produzida e liberada pelo pâncreas em resposta à presença de glicose no sangue e o glucagon é produzido e liberado pelo fígado quando os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem.

A insulina é produzida e secretada pelas células beta das ilhotas de Langerhans no pâncreas em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Ela ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue ao promover a entrada de glicose nas células do corpo. O glucagon é produzido e secretado pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas quando os níveis de glicose no sangue estão baixos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais