Buscar

A biologia molecular é o estudo da biologia a nível molecular, estudando as estruturas, função do material genético, investigando relações entre DN...

A biologia molecular é o estudo da biologia a nível molecular, estudando as estruturas, função do material genético, investigando relações entre DNA, RNA e síntese proteica. As informações genéticas são armazenadas em forma de ácidos nucléicos, que é dividido em ácido desoxirribonucleico, e ácido ribonucleico, conhecidos popularmente como DNA e RNA.”

Fonte: TARGINO, M. F. B. et al. Uso da biologia molecular para o reconhecimento de dna na ciência forense: uma revisão de literatura. Mostra científica de biomedicina, 2019, v. 4, n. 2. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância do DNA e do RNA na síntese proteica, analise as afirmativas a seguir:

I. A partir da molécula de DNA é originado o RNA.

II. O RNA mensageiro detém o código para formação da proteína

III. A RNA transportador leva o ribossomo até os aminoácidos.

IV. A síntese proteica também é conhecida como transcrição.

Está correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III. Justificativa: I. A partir da molécula de DNA é originado o RNA. - Essa afirmação está incorreta, pois a partir da molécula de DNA é originada a molécula de RNA, por meio do processo de transcrição. II. O RNA mensageiro detém o código para formação da proteína - Essa afirmação está correta, pois o RNA mensageiro é responsável por levar a informação genética do DNA para o ribossomo, onde ocorre a síntese proteica. III. A RNA transportador leva o ribossomo até os aminoácidos. - Essa afirmação também está correta, pois o RNA transportador é responsável por levar os aminoácidos até o ribossomo, onde ocorre a síntese proteica. IV. A síntese proteica também é conhecida como transcrição. - Essa afirmação está incorreta, pois a síntese proteica é conhecida como tradução, enquanto a transcrição é o processo de síntese do RNA a partir do DNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais