Buscar

64 Suponha que, para arrancar um mourão f incado no chão, um homem, puxando-o diretamente com as mãos, tivesse de exercer nele uma força de intensi...

64 Suponha que, para arrancar um mourão f incado no chão, um homem, puxando-o diretamente com as mãos, tivesse de exercer nele uma força de intensidade 1 800 N, no mínimo.

Viga

2,5 m 0,50 m

Tora

Mourão

Usando uma viga amarrada no mourão e apoiada em uma tora, como sugere a f igura, determine a mínima intensidade da força que o ho- mem precisa exercer na viga para arrancar o mourão. Para simplif icar, desconsidere o peso da viga e suponha que a força total exercida nela pelo homem esteja aplicada no ponto médio entre suas mãos.

Resolução:
• Forças na viga:

FH

FM

FT

0

2,5 m
0,50 m

• E relação a O:
F

H

· 3,0 = F

M

· 0,50 ⇒ F

H

· 3,0 = 1 800 · 0,50

FH = 300 N

300 N


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para arrancar o mourão, o homem precisaria exercer uma força de 1.800 N diretamente com as mãos. No entanto, usando a viga e a tora, a força mínima que o homem precisa exercer na viga para arrancar o mourão é de 300 N.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais