Buscar

Considerando o texto acima e o conteúdo do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, assinale a alternativa que apresent...

Considerando o texto acima e o conteúdo do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, assinale a alternativa que apresenta a relação entre letramento e gêneros textuais.

A relação se dá no fato de que conhecer e dominar os gêneros textuais requer também o domínio das práticas sociais que os envolvem, sobretudo em relação à escrita e à leitura.
A) A relação se dá no fato de que conhecer e dominar os gêneros textuais requer também o domínio das práticas sociais que os envolvem, sobretudo em relação à escrita e à leitura.
B) Não há, necessariamente, uma relação entre letramento e gêneros textuais, uma vez que estes são estruturas linguísticas de uso recorrente nos eventos comunicacionais.
C) Para compreender plenamente os gêneros textuais, não é necessário dominar as práticas discursivas que os envolvem.
D) Compreender os gêneros textuais como práticas comunicativas implica, necessariamente, no próprio letramento. Contudo, conhecer os gêneros textuais já é o suficiente para a comunicação.
E) A relação entre os gêneros textuais e o letramento é pouco significativa para a vida social. Essa relação interessa mais ao processo de escolarização.

Essa pergunta também está no material:

práticas de leitura
6 pág.

Português Centro Universitário de Maringá - EADCentro Universitário de Maringá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A relação se dá no fato de que conhecer e dominar os gêneros textuais requer também o domínio das práticas sociais que os envolvem, sobretudo em relação à escrita e à leitura." O letramento está diretamente relacionado ao conhecimento e domínio dos gêneros textuais, pois para compreendê-los e produzi-los é necessário conhecer as práticas sociais que os envolvem, principalmente em relação à escrita e à leitura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais