Buscar

Como acontece o transporte de glicose, frutose e galactose pela membrana luminal e membrana basolateral? Descreva cada um deles.

Essa pergunta também está no material:

Roteiro para NP1
2 pág.

Bioquímica Metabólica Barros ConegoBarros Conego

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O transporte de glicose, frutose e galactose ocorre através de proteínas transportadoras específicas presentes na membrana plasmática das células intestinais. Na membrana luminal, a glicose e a galactose são transportadas por um transportador de sódio-glicose (SGLT1), que utiliza o gradiente de sódio para transportar a glicose e a galactose contra o gradiente de concentração. Já a frutose é transportada por um transportador de frutose (GLUT5), que não utiliza sódio e transporta a frutose a favor do gradiente de concentração. Na membrana basolateral, a glicose, a frutose e a galactose são transportadas para a corrente sanguínea por meio de transportadores de glicose (GLUT2), que transportam esses açúcares a favor do gradiente de concentração. É importante ressaltar que o transporte de glicose, frutose e galactose é um processo ativo que requer energia celular na forma de ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais