Buscar

06. Um indivíduo fumante a mais de 30 anos apresenta frequente infecção pulmonar. Sabe-se que o epitélio respiratório pode adaptar-se às substância...

06. Um indivíduo fumante a mais de 30 anos apresenta frequente infecção pulmonar. Sabe-se que o epitélio respiratório pode adaptar-se às substâncias químicas provenientes do cigarro e alterar suas células ciliadas por células mais resistentes. Explique o tipo de adaptação celular que ocorreu no indivíduo relatado acima.

O tipo de adaptação celular que ocorreu no indivíduo fumante é a metaplasia escamosa do epitélio respiratório. Essa adaptação é uma resposta do organismo à irritação crônica causada pelo cigarro, em que as células ciliadas do epitélio são substituídas por células escamosas mais resistentes.
O tipo de adaptação celular que ocorreu no indivíduo fumante é a metaplasia escamosa do epitélio respiratório.

Essa pergunta também está no material:

Aula 2 - Exercícios de Roteiro de estudo_2023 (1)
2 pág.

Fisiopatologia Barros ConegoBarros Conego

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O tipo de adaptação celular que ocorreu no indivíduo fumante é a metaplasia escamosa do epitélio respiratório." A metaplasia escamosa é uma adaptação celular que ocorre em resposta à irritação crônica, como a causada pelo cigarro, em que as células ciliadas do epitélio são substituídas por células escamosas mais resistentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais