Buscar

Desse modo, explique se o poder de polícia pode ser delegado à empresa privada, justificando sua resposta e indicando os dispositivos ...

Desse modo, explique se o poder de polícia pode ser delegado à empresa privada, justificando sua resposta e indicando os dispositivos legais pertinentes.

O poder de polícia é exercido por instituições de Direito Público no qual limita o exercício dos direitos individuais para garantir a ordem e o convívio entre os particulares, assegurando, em primeiro lugar, o interesse público, tal característica baseia-se no princípio de supremacia da Administração Pública.
O poder de polícia é regido pelos atributos de imperatividade, autoexecutoriedade, discricionariedade e coercibilidade o que confere legalidade às suas atividades.
O poder de polícia é considerado uma função típica do Estado e indelegável, uma vez que a delegação atingiria a soberania Entidade.
Somente poderiam ser delegados aos particulares as fases de consentimento e fiscalização de polícia, de modo que as fases de ordem e sanção seriam indelegáveis por se tratar de ações típicas de Estado.

Essa pergunta também está no material:

ad1 -direitoadm-Iris Vitória Tavares Marinho Moreira-21213110085
4 pág.

Matemática Financeira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O poder de polícia é uma função típica do Estado, ou seja, é uma atividade que somente pode ser exercida por instituições de Direito Público. Isso se deve ao fato de que o poder de polícia tem como objetivo limitar o exercício dos direitos individuais em prol do interesse público, garantindo a ordem e o convívio entre os particulares. Os atributos do poder de polícia são a imperatividade, autoexecutoriedade, discricionariedade e coercibilidade, o que confere legalidade às suas atividades. Dessa forma, a delegação do poder de polícia a empresas privadas seria indevida, uma vez que a delegação atingiria a soberania do Estado. No entanto, é possível que algumas fases do poder de polícia sejam delegadas aos particulares, como as fases de consentimento e fiscalização. As fases de ordem e sanção, por se tratar de ações típicas de Estado, são indelegáveis. Os dispositivos legais pertinentes são o artigo 78 do Código Tributário Nacional e o artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais