Buscar

De acordo com Anderson Schreiber na sua obra Novos Paradigmas da Responsabilidade Civil: da erosão dos fltros da reparação à diluição dos danos. 5ª...

De acordo com Anderson Schreiber na sua obra Novos Paradigmas da Responsabilidade Civil: da erosão dos fltros da reparação à diluição dos danos. 5ª ed. Editora Atlas.

"O sistema de responsabilidade civil consagrado pelas grandes condificações ancorava-se em três pilares: culpa, dano e nexo causal. Na prática judicial, isto significava que a vítima de um dano precisava, além de evidenciar o seu prejuízo, superar duas sólidas barreiras para obter indenização: (i) a demnonstração da culpa do ofensor, e (ii) a demonstração do nexo de causalidade entre a conduta culposa do ofensor e o dano. Estas duas barreiras - prova da culpa e prova do nexo causal - chegaram a ser chamadas filtros da responsabilidade civil ou filtros da reparação, por funcionarem exatamente como óbices capazes de promover a seleção das demandas de ressarcimento que deveriam merecer acolhida jurisdicional".

Com base no texto acima reflita sobre as proposições abaixo:

I. A objetivação da responsabilidade civil não é um efeito que pode ser visto no direito brasileiro, por falta de previsão legal.

II. A prova da culpa foi gradativamente perdendo a sua importância com tantas hipóteses legais inseridas no ordenamento jurídico que tratam da responsabilidade civil objetiva.

III. A responsabilidade civil objetiva dispensa a aferição de culpa do agente causador do dano e pode ser encontrada no CC/02, no art. 927, parágrafo único, como cláusula geral de responsabilidade por atividades de risco.

É correto afirmar :

A) A proposição I e II estão corretas e a III errada.

B)A proposição II está correta apenas.

C) A proposição I está errada, estando corretas as proposições II e III

D) Todas as proposições estão equivocadas.

E) A proposição I está correta, estando erradas as proposições II e III

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) A proposição I está errada, estando corretas as proposições II e III. A proposição I está incorreta, pois a objetivação da responsabilidade civil é um efeito que pode ser visto no direito brasileiro, com previsão legal em diversas situações, como no caso de responsabilidade por atividades de risco, prevista no art. 927, parágrafo único, do Código Civil de 2002. A proposição II está correta, pois a prova da culpa vem perdendo importância com a inserção de hipóteses legais de responsabilidade objetiva no ordenamento jurídico. A proposição III também está correta, pois a responsabilidade civil objetiva dispensa a aferição de culpa do agente causador do dano e pode ser encontrada no CC/02, no art. 927, parágrafo único, como cláusula geral de responsabilidade por atividades de risco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais