Buscar

Identify the correct match between the etiology and morphological changes of the following diseases: Melanoma, Carcinoma de células escamosas em pe...

Identify the correct match between the etiology and morphological changes of the following diseases: Melanoma, Carcinoma de células escamosas em pele, Carcinoma basocelular em pele, Adenocarcinoma do cólon, Retocolite ulcerativa, Doença de Crohn.
Melanoma
Carcinoma de células escamosas em pele
Carcinoma basocelular em pele
Adenocarcinoma do cólon
Retocolite ulcerativa
Doença de Crohn
Etiologia: Mutação nos melanócitos, associadas principalmente à radiação UV. Alterações Morfológicas: Células maiores que nos nevos, mitoses presentes, presença de nucléolo evidente e núcleo atípico.
Etiologia: Exposição solar cumulativa que lesam o DNA e imunossupressão. Alterações morfológicas: Displasia, hiperparaceratose e elastose solar.
Etiologia: Exposição solar cumulativa, imunossupressão e também está relacionado com defeitos hereditários no reparo do DNA. Alterações Morfológicas: Proliferação das células semelhantes as das camadas basais da epiderme e proliferação na periferia da lesão - arranjo em paliçada.
Etiologia: Mutação de pólipos adenomatosos. Na maioria dos casos, esporádico. Também pode ser por componente hereditário. Alterações Morfológicas: Histologicamente, tumores bem diferenciados e constituídos por glândulas revestidas por células colunares com diferentes graus de atipias (displasia).
Etiologia: Inflamação difusa da mucosa do cólon e do reto que passam a lesar as mucosas e causar úlceras. As lesões da mucosa resultam de alterações na resposta imunitária do hospedeiro e de interações anômalas entre as células epiteliais da mucosa e a microbiota intestinal. Alterações Morfológicas: Encontram-se inflamação limitada à mucosa e à submucosa, micro-abscessos nas criptas e redução de células caliciformes.
Etiologia: Inflamação difusa da mucosa do cólon e do reto que passam a lesar as mucosas e causar úlceras. As lesões da mucosa resultam de alterações na resposta imunitária do hospedeiro e de interações anômalas entre as células epiteliais da mucosa e a microbiota intestinal. Alterações Morfológicas: As lesões são segmentares e bem demarcadas, havendo áreas lesadas intercaladas com segmentos normais (lesões salteadas). Destruição do epitélio pela inflamação resulta em erosões e úlceras (úlceras aftosas), em geral associadas a folículos linfoides. As úlceras são longitudinais, lineares, profundas e estreitas, coalescem e formam fissuras lineares, tortuosas, muitas vezes atingindo a serosa. As lesões são intercaladas com áreas de mucosa preservada e conferem o aspecto característico de pedra de calçada. O infiltrado inflamatório, que é rico em folículos linfoides com centros germinativos, compromete toda a espessura da parede intestinal (inflamação transmural). Pode haver metaplasia pilórica ou de células de Paneth.
a) 1A, 2B, 3C, 4D, 5E, 6F
b) 1C, 2A, 3B, 4D, 5E, 6F
c) 1B, 2C, 3A, 4D, 5E, 6F
d) 1C, 2B, 3A, 4D, 5F, 6E
e) 1A, 2C, 3B, 4D, 5F, 6E

Essa pergunta também está no material:

Patologia Clínica - PELE E INTESTINO docx
6 pág.

Patologia Humana Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreFundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: 1B, 2C, 3A, 4D, 5E, 6F. 1. Melanoma: Etiologia - Mutação nos melanócitos, associadas principalmente à radiação UV. Alterações Morfológicas - Células maiores que nos nevos, mitoses presentes, presença de nucléolo evidente e núcleo atípico. 2. Carcinoma de células escamosas em pele: Etiologia - Exposição solar cumulativa que lesam o DNA e imunossupressão. Alterações morfológicas - Displasia, hiperparaceratose e elastose solar. 3. Carcinoma basocelular em pele: Etiologia - Exposição solar cumulativa, imunossupressão e também está relacionado com defeitos hereditários no reparo do DNA. Alterações Morfológicas - Proliferação das células semelhantes as das camadas basais da epiderme e proliferação na periferia da lesão - arranjo em paliçada. 4. Adenocarcinoma do cólon: Etiologia - Mutação de pólipos adenomatosos. Na maioria dos casos, esporádico. Também pode ser por componente hereditário. Alterações Morfológicas - Histologicamente, tumores bem diferenciados e constituídos por glândulas revestidas por células colunares com diferentes graus de atipias (displasia). 5. Retocolite ulcerativa: Etiologia - Inflamação difusa da mucosa do cólon e do reto que passam a lesar as mucosas e causar úlceras. As lesões da mucosa resultam de alterações na resposta imunitária do hospedeiro e de interações anômalas entre as células epiteliais da mucosa e a microbiota intestinal. Alterações Morfológicas - Encontram-se inflamação limitada à mucosa e à submucosa, micro-abscessos nas criptas e redução de células caliciformes. 6. Doença de Crohn: Etiologia - Inflamação difusa da mucosa do cólon e do reto que passam a lesar as mucosas e causar úlceras. As lesões da mucosa resultam de alterações na resposta imunitária do hospedeiro e de interações anômalas entre as células epiteliais da mucosa e a microbiota intestinal. Alterações Morfológicas - As lesões são segmentares e bem demarcadas, havendo áreas lesadas intercaladas com segmentos normais (lesões salteadas). Destruição do epitélio pela inflamação resulta em erosões e úlceras (úlceras aftosas), em geral associadas a folículos linfoides. As úlceras são longitudinais, lineares, profundas e estreitas, coalescem e formam fissuras lineares, tortuosas, muitas vezes atingindo a serosa. As lesões são intercaladas com áreas de mucosa preservada e conferem o aspecto característico de pedra de calçada. O infiltrado inflamatório, que é rico em folículos linfoides com centros germinativos, compromete toda a espessura da parede intestinal (inflamação transmural). Pode haver metaplasia pilórica ou de células de Paneth.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais