Buscar

Os Estudos Culturais possibilitaram à Literatura Comparada um trânsito maior entre disciplinas, linguagens e áreas do saber, o que propicia, ao at...

Os Estudos Culturais possibilitaram à Literatura Comparada um trânsito maior entre disciplinas, linguagens e áreas do saber, o que propicia, ao ato comparatista nos estudos literários, a condição de arriscar-se por terrenos até então desconhecidos ou desconsiderados, revelando situações que de outra forma não seriam contempladas.
Sobre essa assertiva, não se pode afirmar:

A dimensão política dos Estudos Culturais, ou seja, a análise das inter-relações entre discurso e poder, em nada ameaça a postura de neutralidade sedimentada nos estudos das Letras.
Um dos resultados mais significativos das transformações sofridas pela Literatura Comparada é o deslocamento do foco de ação da disciplina para regiões até então consideradas marginais, como Ásia, África e América Latina e para os grupos minoritários (étnicos e sexuais).
Este perfil da ação comparatista, diferente de sua posição clássica, resulta das transformações que a Literatura Comparada sofreu, desde meados da década de 70, em grande parte em decorrência da importância que adquirem os Estudos Culturais e Pós-Coloniais.
A literatura comparada que se mantivera até então fiel a dois alicerces inabaláveis (a pretensão universalizante e o discurso apolítico) passa a assumir como uma de suas preocupações, justamente, a indagação destas posturas.
A Literatura Comparada passa de um discurso coeso e unânime, com forte propensão universalizante, para outro plural e descentrado, situado historicamente, e consciente das diferenças que identificam cada obra envolvido no processo da comparação, diz Eduardo Coutinho.

A dimensão política dos Estudos Culturais, ou seja, a análise das inter-relações entre discurso e poder, em nada ameaça a postura de neutralidade sedimentada nos estudos das Letras.
Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

5 pág.

Literatura Comparada Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Falso. A dimensão política dos Estudos Culturais ameaça a postura de neutralidade sedimentada nos estudos das Letras, pois a análise das inter-relações entre discurso e poder pode revelar questões de opressão e dominação presentes nas obras literárias, o que pode gerar uma reflexão crítica sobre a literatura e a sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais