Buscar

Qual é o mecanismo de ação dos antimicrobianos? Inibição da síntese da parede celular Inibição da síntese proteica Inibição da replicação de ácidos...

Qual é o mecanismo de ação dos antimicrobianos?
Inibição da síntese da parede celular
Inibição da síntese proteica
Inibição da replicação de ácidos nucléicos e da transcrição
Lesão da membrana citoplasmática
Inibição da síntese de metabólitos essenciais
Os β lactâmicos inibem a síntese da parede celular das células procariontes, ou seja, das bactérias.
Os antimicrobianos que agem nos ribossomos das bactérias são os aminoglicosídeos, tetraciclinas, anfenicóis, macrolídeos, lincosamidas e oxazolinidonas.
As quinolonas e fluoroquinolonas atuam inibindo a ação da DNA girase e topoisomerase IV bacterinas, enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria.
As polimixinas interagem com os lipopolissacarídeos (LPS) presentes na membrana celular, retirando o cálcio e magnésio que tem a função de estabilizar a membrana.
As sulfonamidas têm como alvo a enzima di-hidropteroatosintetase, atuando como análogos do PABA.

Essa pergunta também está no material:

Tarefa de TIc antimicrobianos
3 pág.

Fisiopatologia EE De BertopolisEE De Bertopolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os antimicrobianos possuem diferentes mecanismos de ação, mas em geral, eles atuam inibindo a síntese da parede celular, a síntese proteica, a replicação de ácidos nucléicos e da transcrição, lesão da membrana citoplasmática ou inibição da síntese de metabólitos essenciais. Os β lactâmicos, por exemplo, inibem a síntese da parede celular das células procariontes, ou seja, das bactérias. Já os antimicrobianos que agem nos ribossomos das bactérias são os aminoglicosídeos, tetraciclinas, anfenicóis, macrolídeos, lincosamidas e oxazolinidonas. As quinolonas e fluoroquinolonas atuam inibindo a ação da DNA girase e topoisomerase IV bacterinas, enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria. As polimixinas interagem com os lipopolissacarídeos (LPS) presentes na membrana celular, retirando o cálcio e magnésio que tem a função de estabilizar a membrana. As sulfonamidas têm como alvo a enzima di-hidropteroatosintetase, atuando como análogos do PABA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais