Buscar

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja, uma hipersensibilidade imunomediada a um...

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja, uma hipersensibilidade imunomediada a um estímulo externo específico. As reações alérgicas, sendo reações imunológicas, são extremamente específicas, reagindo o organismo sensibilizado exclusivamente ao determinante antigênico usado como imunógeno ou uma estrutura semelhante, podendo levar ao choque anafilático, que é a reação alérgica no seu extremo. Em relação a esse tipo de reação, assinale a alternativa correta.


O anticorpo IgM é responsável por sensibilizar os macrófagos e proporciona o reconhecimento do antígeno para as reações de hipersensibilidade imediata.
Nas reações citotóxicas ocorre a interação de um antígeno com anticorpos fixos na membrana de células por receptores para a região Fab da molécula de imunoglobulina.
As alergias são causadas por respostas imunes a antígenos ambientais que levam à produção de anticorpos do tipo IgE que são específicos para os antígenos e se ligam aos receptores Fc nos mastócitos e nos basófilos.
Nas reações anafiláticas ocorre a formação de um tipo de anticorpo anormal direcionado contra uma célula ou tecido. A reação antígeno-anticorpo ativará a cascata do complemento e o alvo será destruído pelo sistema do complemento produzindo dano direto à membrana ou por fagocitose.
O anticorpo IgM é responsável por sensibilizar os macrófagos e proporciona o reconhecimento do antígeno para as reações de hipersensibilidade imediata.
Nas reações anafiláticas (tipo I) ocorre a formação de complexos insolúveis em locais fixos no interior do corpo onde eles podem dar origem a reações inflamatórias agudas.

Essa pergunta também está no material:

Revisar envio do teste_ QUESTIONÁRIO UNIDADE III _
7 pág.

Imunologia Básica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As alergias são causadas por respostas imunes a antígenos ambientais que levam à produção de anticorpos do tipo IgE que são específicos para os antígenos e se ligam aos receptores Fc nos mastócitos e nos basófilos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais