Buscar

Explique os defeitos nas estruturas cristalinas chamados de vazios, discordâncias e átomos intersticiais. Os vazios envolvem a ausência de átomos ...

Explique os defeitos nas estruturas cristalinas chamados de vazios, discordâncias e átomos intersticiais.

Os vazios envolvem a ausência de átomos que são formados durante a solidificação do cristal ou como resultado das vibrações atômicas que se deslocam das suas posições originais.
As discordâncias podem ser cunha, espiral e mista. A em cunha envolve um semipleno extra de átomos, resultante do deslocamento de um plano atômico em sentidos opostos e envolve a zonas de tração e compressão. A em espiral pode ser formado num cristal perfeito aplicando tensões de corte, para cima e para baixo, em regiões do cristal perfeito que foram separados por um plano em corte que consiste em uma rampa em espiral de átomos distorcidos.
Os átomos intersticiais envolvem um átomo extra no interstício e produz uma distorção no reticulado, já que o átomo geralmente é maior que o espaço de interstício. Podem ser divididos em Frenkel e Schottky. Na qual o Frenkel ocorre em sólidos iônicos que ocorre quando um íon sai de sua posição e vai para interstício e Schottky presente em compostos que precisam manter o balanço de cargas e envolve a falta de um ânion e/ou cátion.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os defeitos nas estruturas cristalinas são falhas que ocorrem na organização dos átomos em um cristal. Os vazios são espaços onde deveria haver um átomo, mas não há. Eles podem ser formados durante a solidificação do cristal ou como resultado das vibrações atômicas que se deslocam das suas posições originais. As discordâncias são deslocamentos de átomos em relação à posição ideal em um cristal. Elas podem ser cunha, espiral e mista. A discordância em cunha envolve um semiplano extra de átomos, resultante do deslocamento de um plano atômico em sentidos opostos e envolve a zonas de tração e compressão. A discordância em espiral pode ser formada em um cristal perfeito aplicando tensões de corte, para cima e para baixo, em regiões do cristal perfeito que foram separados por um plano em corte que consiste em uma rampa em espiral de átomos distorcidos. Os átomos intersticiais são átomos extras que se encontram nos interstícios da rede cristalina. Eles produzem uma distorção no reticulado, já que o átomo geralmente é maior que o espaço de interstício. Os átomos intersticiais podem ser divididos em Frenkel e Schottky. O Frenkel ocorre em sólidos iônicos e ocorre quando um íon sai de sua posição e vai para o interstício. O Schottky está presente em compostos que precisam manter o balanço de cargas e envolve a falta de um ânion e/ou cátion.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais