Buscar

4) A equação da onda é uma equação diferencial parcial de segunda ordem que descreve a propagação de uma onda em um meio, com aplicações na Mecânic...

4) A equação da onda é uma equação diferencial parcial de segunda ordem que descreve a propagação de uma onda em um meio, com aplicações na Mecânica, na Acústica e no Eletromagnetismo, por exemplo. Suponha a seguinte situação: uma corda tensionada, de material flexível e presa em uma de suas extremidades na origem de um sistema cartesiano, com a corda, de comprimento L, alinhada ao eixo x. A equação da onda é dada por com u representando o formato da corda. Neste contexto, julgue as afirmacoes que se seguem: I. As funções u(0,t) = 0 e u(L,t) = 1 são condições de contorno do problema apresentado. II. A condição de contorno u(0,t) = 0 representa a extremidade da corda está fixa na origem do plano cartesiano em qualquer instante de tempo. III. A condição de contorno u(L,t) = 0 representa a extremidade da corda está fixa na posição L (sobre o eixo x) em qualquer instante de tempo. É correto apenas o que se afirma em:

I. As funções u(0,t) = 0 e u(L,t) = 1 são condições de contorno do problema apresentado.
II. A condição de contorno u(0,t) = 0 representa a extremidade da corda está fixa na origem do plano cartesiano em qualquer instante de tempo.
III. A condição de contorno u(L,t) = 0 representa a extremidade da corda está fixa na posição L (sobre o eixo x) em qualquer instante de tempo.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Equações Diferenciais Parciais e Séries
6 pág.

Equações Diferenciais I FAMAC UNOPARFAMAC UNOPAR

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas a afirmativa I está correta. As condições de contorno do problema apresentado são u(0,t) = 0 e u(L,t) = 0, que representam, respectivamente, a extremidade da corda fixa na origem do plano cartesiano em qualquer instante de tempo e a extremidade da corda fixa na posição L (sobre o eixo x) em qualquer instante de tempo. A afirmativa II está incorreta, pois a condição de contorno u(0,t) = 0 representa a extremidade da corda fixa na origem do plano cartesiano em qualquer instante de tempo, e não necessariamente que a extremidade da corda está fixa. A afirmativa III também está incorreta, pois a condição de contorno u(L,t) = 1 representa a extremidade da corda fixa na posição L (sobre o eixo x) em qualquer instante de tempo, e não u(L,t) = 0. Portanto, a resposta correta é a letra D: I e II, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais