Buscar

Os agregados utilizados na composição do concreto e argamassa necessitam ter as suas propriedades conhecidas e garantidas pelos produtores desses p...

Os agregados utilizados na composição do concreto e argamassa necessitam ter as suas propriedades conhecidas e garantidas pelos produtores desses produtos. Para esses insumos, as propriedades físicas são cruciais no comportamento da mistura. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que, para o controle das propriedades físicas dos agregados, é fundamental:


a) a determinação da massa específica e massa específica aparente, utilizando o frasco de Le Chatiler.
b) a determinação da granulometria e módulo de finura, pelo ensaio de peneiramento; e o índice de forma, realizada por medições com paquímetro.
c) o tempo de pega utilizando o aparelho de Vicat, no qual ocorre a penetração de uma agulha até uma certa profundidade.
d) a determinação da resistência à compressão do grão, a partir da aplicação de esforço axial com equipamento especializado.
e) o módulo de finura utilizando o Método de Blaine ou o ensaio por meio da peneira 75 µm, e a determinação granulométrica pelo ensaio com conjunto de peneiras.

Essa pergunta também está no material:

AOL 2 de Materiais de Construção para Concreto e Argamassa
9 pág.

Materiais de Construção para Concreto e Argamassa Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) a determinação da granulometria e módulo de finura, pelo ensaio de peneiramento; e o índice de forma, realizada por medições com paquímetro. Isso porque a granulometria e o módulo de finura são importantes para a distribuição dos tamanhos dos grãos, enquanto o índice de forma é importante para a avaliação da forma dos grãos. Essas propriedades físicas são cruciais para o comportamento da mistura de concreto e argamassa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais