Buscar

O conteúdo do Caderno denominado de “Aula 15” abrange um espaço temporal significativamente grande: desde a Proclamação da República, datada em 188...

O conteúdo do Caderno denominado de “Aula 15” abrange um espaço temporal significativamente grande: desde a Proclamação da República, datada em 1889 até os anos 2000. Baseados em objetivos como o de contribuir com a “compreensão de algumas especificidades do Brasil republicano” e de “identificar transformações ocorridas no Estado brasileiro ao longo do século XX”, os/as autores/as elegeram alguns acontecimentos que julgaram importantes para que os/as estudantes de Pedagogia se apropriassem em História na Educação 2. Esses acontecimentos estão organizados em uma periodização que se inicia com períodos que são consagrados na historiografia (Primeira República (1889 – 1930); Era Vargas (1930 – 1945); Regime Democrático (1945 – 1964) – e finaliza por meio de uma periodização que diminui o advento da Ditadura civil-militar que aconteceu no Brasil. A periodização de 1964 a 1979, para dizer que foi o período da ditadura militar, não é reconhecida pela historiografia. Ou seja, para os especialistas em história, e cientistas consagrados de outras disciplinas, esse período ditatorial persistiu até 1985. E uma das justificativas é muito simples: após o golpe de 1964 até 1985, todos os Presidentes da República (sem contar com o interino pós-golpe que ficou 15 dias no poder) eram militares e foram escolhidos sem a participação direta do povo e sem participação do congresso nacional (sem eleições diretas ou indiretas). Baseando-se no Caderno da aula 15, mas compreendendo a necessidade de se estudar mais profundamente o período ditatorial de 1964 até 1985 (21 anos). Leia atentamente as sentenças abaixo e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas:

Um “Golpe de Estado” acontece quando, por exemplo, um Presidente da República é destituído do cargo devido a conspirações, ameaças e violência.
Em 1964 o Presidente da República, que era João Goulart, foi destituído do cargo por meio de ameaças e violências previamente organizadas por meio de conspirações.
Logo o que aconteceu no Brasil em 1964 foi um Golpe de Estado.
A periodização de 1964 a 1979 é reconhecida pela historiografia como o período da ditadura militar.
Todos os Presidentes da República, exceto o interino pós-golpe, foram militares e foram escolhidos sem a participação direta do povo e sem participação do congresso nacional (sem eleições diretas ou indiretas) durante o período ditatorial.

Essa pergunta também está no material:

APX2- 2021 2 - HISTÓRIA NA EDUCACAO 2
6 pág.

História na Educação 2 Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V, V, V, F, V. Explicação: - A primeira sentença está correta, pois um golpe de estado pode ocorrer de diversas formas, incluindo a destituição de um presidente por meio de conspirações, ameaças e violência. - A segunda sentença também está correta, pois João Goulart foi destituído do cargo por meio de um golpe militar. - A terceira sentença está correta, pois o que ocorreu no Brasil em 1964 foi um golpe de estado. - A quarta sentença está incorreta, pois a historiografia não reconhece a periodização de 1964 a 1979 como o período da ditadura militar. Para os especialistas em história, o período ditatorial persistiu até 1985. - A quinta sentença está correta, pois todos os presidentes da república, exceto o interino pós-golpe, foram militares e foram escolhidos sem a participação direta do povo e sem participação do congresso nacional (sem eleições diretas ou indiretas) durante o período ditatorial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais