Buscar

Como trabalharemos em nossa disciplina: perspectiva contemporânea Epistemologia -> discurso dividido entre duas racionalidades, a filosófica e a ci...

Como trabalharemos em nossa disciplina: perspectiva contemporânea Epistemologia -> discurso dividido entre duas racionalidades, a filosófica e a científica; demanda tanto a filosofia como as ciências, e pertence tanto à filosofia como às ciências Sistematização que encontra na filosofia seus princípios e nas ciências seus objetos Fundamentação epistemológica: crucial à metodologia e à produção de teorias nas ciências específicas (González Rey, 2005; Morin, 1982/2019)

Assim, tomaremos epistemologia em um sentido bastante amplo do termo:

Estudo metódico e reflexivo dos conhecimentos científicos, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais;

Estudo dos processos de gênese, desenvolvimento, estruturação e articulação dos conhecimentos científicos;

Situar os problemas tais como eles se colocam ou se omitem, se resolvem ou desaparecem na prática efetiva dos cientistas.

Objeto e localização da epistemologia: não há consenso; são mais um objeto e uma localização problemas, em construção, do que um objeto e uma localização soluções, prontos.

Epistemologia:

 Intersecção de preocupações e de disciplinas diversas tanto por seus objetivos quanto por seus métodos: A) Filosofia das ciências ou teoria do conhecimento (de que já falamos)

B) História das ciências

C) Psicologia das ciências

D) Sociologia do conhecimento

História das ciências Grande à desenvolvimento no séc. XX

Em que medida podemos pensar uma história das ciências sem interpretar os conhecimentos passados por meio dos conhecimentos presentes?

História dos conceitos e das teorias científicos, bem como das hesitações dos próprios cientistas e teóricos.

Canguilhem: finalidade, destino, porquês, aquilo por que se interessam, de que se ocupam, o que visam.

 

 

Psicologia das ciências

Ainda em seu início

Como os processos psicológicos participam da produção do conhecimento científico?

Como se articulam psicologicamente as diferentes etapas do conhecimento desde a infância até as ciências dos adultos?

Passagem da pergunta “como o conhecimento é possível?” à pergunta  “como se desenvolvem os conhecimentos?”

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está compartilhando um texto sobre como trabalhar com a disciplina de Epistemologia na perspectiva contemporânea. O texto destaca que a Epistemologia é dividida entre duas racionalidades, a filosófica e a científica, e que é importante para a metodologia e a produção de teorias nas ciências específicas. Além disso, o texto apresenta uma definição ampla de Epistemologia, que inclui o estudo dos conhecimentos científicos, dos processos de gênese, desenvolvimento, estruturação e articulação dos conhecimentos científicos, bem como a situação dos problemas na prática efetiva dos cientistas. O texto também menciona que a Epistemologia é uma intersecção de preocupações e disciplinas diversas, como a Filosofia das Ciências, a História das Ciências, a Psicologia das Ciências e a Sociologia do Conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais