Buscar

A empresa XPTO Informática Ltda., cujo o escopo constitui unicamente na manutenção e reparos de equipamentos de informática, por expressa deliberaç...

A empresa XPTO Informática Ltda., cujo o escopo constitui unicamente na manutenção e reparos de equipamentos de informática, por expressa deliberação de seus sócios aprova a ampliação de seus objetivos sociais, de forma que além do acima descrito, a pessoa jurídica também atuará como provedora de internet, serviços de comunicação digital e acesso à internet por intermédio da contratação de pacotes de dados.

Juca Chalfin, exequente em processo judicial contra a empresa XPTO Informática Ltda, ao tomar conhecimento da ampliação das finalidades sociais da executada XPTO requer ao juízo a Desconsideração da Personalidade Jurídica.

Você, como juiz, como resolveria a questão?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como juiz, eu analisaria a situação com base na legislação aplicável e nos fatos apresentados. A ampliação dos objetivos sociais da empresa XPTO Informática Ltda. é uma decisão dos sócios e está dentro das possibilidades legais. No entanto, a desconsideração da personalidade jurídica é uma medida excepcional que pode ser aplicada em casos de abuso da personalidade jurídica, confusão patrimonial ou desvio de finalidade. No caso apresentado, é necessário analisar se a ampliação dos objetivos sociais da empresa XPTO Informática Ltda. configura desvio de finalidade, ou seja, se a empresa está utilizando sua personalidade jurídica para fins diferentes daqueles para os quais foi constituída. Se for comprovado o desvio de finalidade, a desconsideração da personalidade jurídica pode ser aplicada para que os sócios respondam pelas obrigações da empresa. Portanto, como juiz, eu analisaria cuidadosamente os fatos e as provas apresentadas para decidir se a desconsideração da personalidade jurídica é ou não cabível no caso em questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais