Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia

Colegio Diocesano De Caruaru
Os meios de cultura podem ser classificados em ricos, diferenciais, seletivos, entre outros. Selecione a alternativa que contenha um exemplo de um meio de cultura que permita a diferenciação de bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose:


Ágar manitol salgado


Ágar Lowestein Jensen


Ágar sangue


Ágar MacConkey


Ágar chocolate
User badge image
Wanda

há 2 anos

User badge image
Wanda

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

O meio de cultura que permite a diferenciação de bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose é o Ágar MacConkey. Esse meio é seletivo para bactérias Gram-negativas e contém lactose, permitindo a identificação de colônias que fermentam lactose, que aparecem como colônias rosadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O meio de cultura que permite a diferenciação de bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose é o Ágar MacConkey.

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um antibiótico X tem ação bacteriostática sobre a espécie Streptococcus agalactiae. Isso significa que:
O antibiótico só pode ser utilizado em sinergismo com um segundo antibiótico contra esta espécie bacteriana.
Em pacientes imunocompetentes, o antibiótico é pouco eficiente no tratamento das infecções por este patógeno.
O antibiótico ocasiona a morte da bactéria
O antibiótico ocasiona a inibição do crescimento bacteriano.
O antibiótico não deve ser utilizado para esta bactéria porque não surtirá efeito na infecção.

Diferentes provas bioquímicas são utilizadas para a identificação laboratorial de enterobactérias. A opção correspondente a três gêneros dessa família que apresentam positividade para a produção de sulfeto de hidrogênio (H2S) é:
Serratia spp. / Providencia spp. / Enterobacter spp.
Proteus spp. / Salmonella spp. / Citrobacter spp
Escherichia spp. / Klebsiella spp. / Proteus spp.
Klebsiella spp. / Shigella spp. / Salmonella spp.
Hafnia spp. / Escherichia spp. / Morganella spp.

Os testes de sensibilidade aos antimicrobianos são fundamentais para a escolha do antibiótico para o tratamento de uma determinada bactéria, podendo ser realizado por métodos qualitativos e quantitativos. Considerando o método de disco-difusão, assinale qual o meio de cultura utilizado.


Ágar Sabouraud


Ágar Mueller Hinton


Ágar MacConkey


Caldo base de Moeller


Meio Stuart

Tendo como referência inicial o texto acima e considerando os mecanismos biológicos responsáveis pela emergência de bactérias multirresistentes a antibióticos, assinale a opção correta.
Um gene que torna algumas bactérias resistentes a uma família de antibióticos conhecidos como de último recurso foi descoberto em pacientes e em animais na China, de acordo com pesquisadores. Para combater o avanço dessas superbactérias, os cientistas recomendam que se restrinja o uso desses medicamentos na medicina veterinária. O novo fenômeno de resistência diz respeito às polimixinas (colistina e polimixina B), antibióticos usados em último caso para combater as bactérias, como Enterobacter, E. coli e K. pneumoniae. Foi em exames de rotina realizados em porcos destinados à alimentação que Liu e seus colegas encontraram uma cepa de E. coli resistente à colistina. Eles também encontraram bactérias resistentes a esse antibiótico em cerca de 1.300 pacientes hospitalizados em duas províncias do sul da China: Guangdong e Zhejiang.
Os antibióticos atuam como agentes mutagênicos, aumentando a frequência de mutações que conferem resistência às bactérias previamente sensíveis aos antibióticos.
Os genes de resistência aos antibióticos já estão presentes em todas as bactérias, e o antibiótico ativa a expressão desses genes, garantindo a sobrevivência das bactérias.
As bactérias expostas aos antibióticos adquirem resistência a eles por mecanismos que se baseiam na lei do uso e desuso, proposta por Lamarck.
O fenômeno de resistência aos antibióticos observado nas bactérias é resultado da seleção natural, por meio da qual as bactérias sensíveis são eliminadas, favorecendo a multiplicação daquelas que possuem perfil de resistência.
Entre as consequências para o meio ambiente do uso limitado de antibióticos, está a disseminação de fatores de resistência entre as bactérias.

Streptococcus pyogenes é o principal agente de faringite bacteriana em seres humanos, podendo ser agente também de outras infecções de importância médica. Assinale a alternativa que contenha informações corretas acerca desse patógeno:
É um coco Gram-negativo, beta-hemolítico.
É um coco Gram-positivo, beta-hemolítico.
É um bacilo Gram-negativo, alfa-hemolítico.
É um bacilo Gram-positivo, alfa-hemolítico.
É um bacilo álcool-ácido resistente.

Um antibiótico A atua sobre as espécies Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus. Um outro antibiótico B atua sobre todos os Gram-positivos. Podemos, então, dizer que:
O antibiótico B tem maior espectro de ação.
O antibiótico A tem maior espectro de ação.
O antibiótico A é bacteriostático.
O antibiótico B é bactericida.
Os dois tem espectro de ação iguais.

Mycobacterium tuberculosis possui parece celular rica em lipídios, sendo considerado um bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Para sua detecção em amostras de escarro, realiza-se um tipo diferente de coloração. Portanto, assinale a alternativa que contenha o nome da coloração utilizada para detecção de BAAR:
Albert Laybourn
Hematoxilina-eosina
Ziehl Neelsen
Gram
Fontana Tribondeau

A catalase é uma enzima responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio e que é produzida por determinados gêneros de bactérias, como os cocos gram positivos. Dentre as espécies de gram positivos a prova da catalase é fundamental na difrenciação entre os gêneros:
Staphylococcus e Streptococcus
Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus
Streptococcus e Neisserias
Staphylococcus e Veilonellas
Streptococcus e Moraxella Catarralis

Mais conteúdos dessa disciplina