Buscar

As colisões entre dois ou mais corpos podem ser elásticas ou inelásticas. A colisão inelástica é aquela cuja velocidade relativa final entre os cor...

As colisões entre dois ou mais corpos podem ser elásticas ou inelásticas. A colisão inelástica é aquela cuja velocidade relativa final entre os corpos é nula, ou seja, os dois corpos após a colisão se movimentam com a mesma velocidade.

Diante disso, considere a situação apresentada a seguir.

Um automóvel de massa 600 kg se movimenta para o leste a 72 km/h quando colide frontalmente com um veículo de massa 400 kg que se movimenta a 20 m/s em sentido oposto. A colisão entre eles é do tipo inelástica, portanto, após a colisão, eles passam a se movimentar juntos com a mesma velocidade.

A partir dessas informações, pode-se afirmar que a velocidade do conjunto, em m/s, após a colisão, será de ... ?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a velocidade do conjunto após a colisão inelástica, é necessário utilizar a conservação da quantidade de movimento. Antes da colisão, a quantidade de movimento total do sistema é dada por: p = m1 * v1 + m2 * v2 Onde: m1 = 600 kg (massa do primeiro veículo) v1 = 72 km/h = 20 m/s (velocidade do primeiro veículo) m2 = 400 kg (massa do segundo veículo) v2 = -20 m/s (velocidade do segundo veículo, considerando que se move em sentido oposto) Substituindo os valores, temos: p = 600 * 20 + 400 * (-20) p = 12000 - 8000 p = 4000 kg.m/s Após a colisão, os dois veículos se movem juntos com a mesma velocidade, que chamaremos de v. Portanto, a quantidade de movimento total do sistema após a colisão é: p' = (m1 + m2) * v Substituindo os valores, temos: p' = (600 + 400) * v p' = 1000v Pela conservação da quantidade de movimento, temos que p = p'. Portanto: 4000 = 1000v Isolando v, temos: v = 4 m/s Portanto, a velocidade do conjunto após a colisão inelástica será de 4 m/s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais