Buscar

Geralmente, em uma indústria, há a fabricação de vários tipos de produtos que utilizam a mesma máquina no processo produtivo. Quando há a mudança d...

Geralmente, em uma indústria, há a fabricação de vários tipos de produtos que utilizam a mesma máquina no processo produtivo. Quando há a mudança do produto que está sendo fabricado, a produção é parada e, a partir desse momento, a máquina entra no período de preparação para iniciar a fabricação de outro produto; esse período é conhecido como setup. Com a produção parada, a indústria para (naquele período) de produzir, parando também de gerar receita.

Aplicando os conhecimentos de troca rápida de ferramenta (TRF), sem levar em consideração o tempo gasto em cada ação do operador:

a) Explique detalhadamente como você pode diminuir o tempo de setup dessa linha.

b) Após a TRF implantada, quais resultados você apresentará ao alto escalão da empresa?


Respostas

25 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

a) Para diminuir o tempo de setup dessa linha, é possível aplicar a metodologia de troca rápida de ferramenta (TRF), que consiste em identificar e eliminar atividades desnecessárias, simplificar as atividades necessárias e realizar atividades em paralelo. Além disso, é possível padronizar o processo de setup, criar um checklist para garantir que todas as etapas sejam cumpridas e treinar os operadores para que realizem as atividades de forma mais eficiente. b) Após a implantação da TRF, é possível apresentar ao alto escalão da empresa uma redução significativa no tempo de setup, o que aumentará a disponibilidade da máquina para produção e, consequentemente, aumentará a produtividade e a eficiência da linha. Além disso, é possível apresentar uma redução nos custos de produção, uma vez que a TRF permite a produção de lotes menores e mais variados, reduzindo a necessidade de estoque e minimizando o desperdício de materiais.

0
Dislike0
User badge image

Cleber Soares

a) Como todas as atividades mencionadas são realizadas no setup interno (com a máquina parada), o primeiro passo é converter ações de setup interno em setup externo, criando uma lista elencando as atividades que podem ser convertidas:

- Buscar a caixa de ferramentas: pode ser convertido em setup externo.

- Buscar os EPIs que serão utilizados na operação do setup: pode ser convertido em setup externo.

- Procurar as ferramentas necessárias: pode ser convertido em setup externo.

- Vestir os EPIs: pode ser convertido em setup externo.

- Abrir a máquina: não pode ser convertido em setup externo.

- Retirar as travas de segurança: não pode ser convertido em setup externo.

- Retirar a ferramenta: não pode ser convertido em setup externo.

- Levar essa ferramenta para o armário de ferramentas: pode ser convertido em setup externo.

- Trazer a ferramenta que será utilizada: pode ser convertido em setup externo.

- Instalar a ferramenta na máquina: não pode ser convertido em setup externo.

- Instalar as travas de segurança: não pode ser convertido em setup externo.

- Fechar a máquina: não pode ser convertido em setup externo.

- Realizar os ajustes para aquela ferramenta: não pode ser convertido em setup externo.

- Retirar os EPIs: pode ser convertido em setup externo.

- Levar os EPIs para o armário: pode ser convertido em setup externo.

- Guardar as ferramentas na caixa: pode ser convertido em setup externo.

- Levar a caixa de ferramentas para o armário: pode ser convertido em setup externo.

- Iniciar a produção: não pode ser convertido em setup externo.

Após convertidas as atividades que podem ser realizadas com a máquina parada, deverá ser analisado como otimizar as ações realizadas com a máquina parada:

- Abrir a máquina: caso necessite de retirada de parafusos para abertura da máquina e esses parafusos sejam retirados manualmente, uma solução é a disponibilização de uma parafusadeira.

- Retirar as travas de segurança: caso necessite de retirada de parafusos para retirar as travas de segurança e esses parafusos sejam retirados manualmente, uma solução é a disponibilização de uma parafusadeira.

- Retirar a ferramenta: normalmente não há formas de reduzir o tempo dessa etapa, podendo ficar a critério do aluno.

- Instalar a ferramenta na máquina: normalmente não há formas de reduzir o tempo dessa etapa, podendo ficar a critério do aluno.

- Instalar as travas de segurança: caso necessite de colocar parafusos para instalar as travas de segurança e esses parafusos sejam instalados manualmente, uma solução é a disponibilização de uma parafusadeira.

- Fechar a máquina: caso necessite colocar parafusos para fechar a máquina e esses parafusos sejam instalados manualmente, uma solução é a disponibilização de uma parafusadeira.

- Realizar os ajustes para aquela ferramenta: criar uma rotina de ajustes para cada ferramenta que é utilizada na máquina.

- Iniciar a produção: normalmente não há formas de reduzir o tempo dessa etapa, podendo ficar a critério do aluno.

Caso possível, disponibilizar um armário portátil ao operador, onde ele guarde as ferramentas e os EPIs próximos à máquina, de forma organizada, eliminando assim o tempo gasto para se deslocar ao armário.

O próximo passo é criar uma rotina de atividades padronizada, onde o operador pratique o setup e o torne otimizado.

b) Após o término da implantação, é necessário coletar dados de alguns indicadores de desempenho para apresentação aos funcionários da indústria. Dentre os indicadores, o principal é a porcentagem de redução do tempo de setup. Outros indicadores também são importantes, como o tempo disponibilizado para outras funções e a redução de não conformidade de produtos. Esses indicadores variam de caso a caso e conforme o objetivo da aplicação da téc


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina