Buscar

Assinale V para verdadeiro e F para falso, naquilo que Philippe Dubois, em O ato fotográfico e outros ensaios (1993), entende como princípio de rea...

Assinale V para verdadeiro e F para falso, naquilo que Philippe Dubois, em O ato fotográfico e outros ensaios (1993), entende como princípio de realidade na fotografia:

( ) O efeito de realidade, na fotografia, resulta da semelhança entre a imagem e seu referente, sendo mimética por essência. Essa imitação perfeita faz parte da natureza técnica da fotografia e do seu procedimento mecânico, os quais permitem que a imagem apareça automaticamente, quase de forma ?natural?. Daí a compreensão de que se opõe à obra de arte que seria produto do gênio e do talento manual do artista.

( ) Não seria a fotografia um espelho neutro do mundo, mas instrumento de transposição, análise, interpretação e transformação do real, codificada sob o ponto de vista da técnica, da cultura, da sociedade etc. Nela, há inúmeros fatores ?subjetivos?, como: ângulo, distância entre objeto e câmera, ausência de sensação olfativa ou do tato, o isolamento de um ponto preciso na variante tempo/espaço, a variação de cores.

( ) O processo de construção da imagem, na fotografia, associa-a de forma inevitável àquilo que ela representa. Ela tem um valor singular, particular, pois é determinada exclusivamente pelo seu referente e pelo momento único que fixa essa relação; torna-se traço de um real. A lógica de funcionamento da fotografia como índice separa ?sentido? de ?existência?: ela afirma a existência do que ela representa e nos diz muito sobre o sentido dessa representação.

A sequência correta para as respostas seria:

Alternativa 1: F - V - V

Alternativa 2: V - F - V

Alternativa 3: V - V - F

Alternativa 4: V - V - V

Alternativa 5: Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta para as respostas seria: Alternativa 2: V - F - V.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais