Buscar

Nesta aula, veremos como se formou historicamente o Direito do Trabalho no Brasil e no mundo, qual o conceito de empregador e empregado para a legi...

Nesta aula, veremos como se formou historicamente o Direito do Trabalho no Brasil e no mundo, qual o conceito de empregador e empregado para a legislação brasileira, e quais são os requisitos para configuração do vinculo empregatício. Veremos também as formas de rescisão do contrato de trabalho e a justa causa.

O objetivo da aula é apresentar a história do Direito do Trabalho no Brasil e no mundo, o conceito de empregador e empregado, os requisitos para configuração do vínculo empregatício, as formas de rescisão do contrato de trabalho e a justa causa.

Essa pergunta também está no material:

Noções de Direito do Trabalho
18 pág.

Propriedade Intelectual, Direito e Ética Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Direito do Trabalho é um ramo do Direito que trata das relações entre empregadores e empregados. No Brasil, o conceito de empregador é aquele que exerce atividade econômica, urbana ou rural, e que admite trabalhadores como empregados. Já o conceito de empregado é aquele que presta serviços de natureza não eventual a um empregador, sob sua subordinação e mediante salário. Para a configuração do vínculo empregatício, é necessário que haja pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade na relação de trabalho. Além disso, é importante que o trabalho seja realizado de forma não eventual, ou seja, que não seja esporádico. As formas de rescisão do contrato de trabalho podem ser por iniciativa do empregado, por iniciativa do empregador ou por acordo entre as partes. Já a justa causa é uma forma de rescisão do contrato de trabalho por culpa grave do empregado, como por exemplo, furto, violência, embriaguez no trabalho, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais