Buscar

A Teoria Monoaminérgica, que caracteriza a depressão como uma diminuição dos níveis de monoaminas disponíveis ao Sistema Nervoso Central (SNC), co...

 A Teoria Monoaminérgica, que caracteriza a depressão como uma diminuição dos níveis de monoaminas disponíveis ao Sistema Nervoso Central (SNC), como a dopamina, noradrenalina e a serotonina; permaneceu como a mais aceita por décadas, sendo elaborados medicamentos baseados na maior disponibilização dessas monoaminas ao SNC. Baseando-se nisso, foram desenvolvidos fármacos como os Inibidores da Monoaminoxidase (IMAO) e os Antidepressivos Tricíclicos (ACTs). Há que se relatar ainda que alguns antidepressivos podem ser empregados por exemplo, na ansiedade, relacionada ou não à depressão.

Com base no contexto, responda:

  1. Qual o mecanismo de ação da classe de antidepressivos inibidores da MAO (IMAO)?
  2. Paciente previamente diagnosticado com depressão após a perda de um familiar. Chega ao pronto atendimento com uma crise de ansiedade, pressão arterial sistêmica 150/10 mmHg e com um eletrocardiograma descompensado. Ficou sentado no Pronto Socorro enquanto aguardava um medicamento para melhora dos principais parâmetros. Num primeiro momento, esse paciente recebeu Diazepam, e, cerca de 4 minutos após a administração a crise havia passado, paciente estava mais calmo, centrado e os níveis pressóricos voltaram ao normal. Das possibilidades de administração deste fármaco, escolha a melhor via para o paciente descrito. Indique o principal motivo da escolha da via de administração sob o ponto de vista farmacocinético.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O mecanismo de ação da classe de antidepressivos inibidores da MAO (IMAO) é inibir a enzima monoaminoxidase, responsável pela degradação das monoaminas, como a serotonina, dopamina e noradrenalina, aumentando assim a disponibilidade dessas substâncias no Sistema Nervoso Central (SNC). 2. A melhor via de administração para o paciente descrito seria a via intravenosa (IV), pois ela permite uma ação mais rápida do medicamento, o que é importante em casos de crise aguda de ansiedade e hipertensão. Além disso, a via IV evita o metabolismo de primeira passagem no fígado, o que pode diminuir a eficácia do medicamento se administrado por via oral.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais