Buscar

Leia o trecho a seguir: A Lei n. 8.429, de 1992, também chamada de Lei de Improbidade Administrativa, foi um marco significativo para o combate da ...

Leia o trecho a seguir:

A Lei n. 8.429, de 1992, também chamada de Lei de Improbidade Administrativa, foi um marco significativo para o combate da corrupção verificada dentro do Poder Público, sendo um importante mecanismo de controle da atuação administrativa. A improbidade administrativa é todo o ato realizado por agente público que fira os princípios fundamentais da Administração Pública, sendo esses a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.

Sobre a Lei de Improbidade Administrativa, assinale a alternativa correta:

a. 

O elemento subjetivo necessário à configuração de improbidade administrativa é o dolo específico de realizar conduta que gere o indevido enriquecimento.

b. 

A Lei n. 8.429/92 estabeleceu sanções àqueles que praticarem ações de improbidade administrativa, sendo que estas têm natureza penal.

c. 

A Lei de Improbidade estabeleceu classificações dos atos, de acordo com os valores jurídicos atingidos pela conduta, com diferentes sanções para cada uma.

d. 

São três categorias previstas de atos de improbidade administrativa: enriquecimento ilícito, danos ao erário e atos contra os princípios.

e. 

A Lei n. 8.429/92 não considera agentes públicos aquelas pessoas que exercem função pública, por designação, não recebendo remuneração.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: São três categorias previstas de atos de improbidade administrativa: enriquecimento ilícito, danos ao erário e atos contra os princípios. A Lei de Improbidade Administrativa estabelece três categorias de atos que podem ser considerados como improbidade administrativa, sendo elas: enriquecimento ilícito, danos ao erário e atos contra os princípios da Administração Pública.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais