Buscar

Na gestão da manutenção, diferentes abordagens são utilizadas para assegurar o funcionamento eficaz dos equipamentos. A literatura destaca quatro p...

Na gestão da manutenção, diferentes abordagens são utilizadas para assegurar o funcionamento eficaz dos equipamentos. A literatura destaca quatro principais estratégias: Manutenção Preventiva, Preditiva, Corretiva e Autônoma. A Manutenção Preventiva envolve a realização de inspeções e intervenções periódicas, independentemente do estado do equipamento. A Manutenção Preditiva, por outro lado, se baseia na monitorização contínua para identificar sinais de deterioração e agir antes de ocorrer uma falha. A Manutenção Corretiva intervém apenas após a ocorrência de uma falha. Já a Manutenção Autônoma envolve a capacitação de operadores para realizar tarefas de manutenção simples (Nakajima, 1988).

Dentro do contexto da manufatura metalmecânica de parafusos, como cada uma das estratégias de manutenção - Preventiva, Preditiva, Corretiva e Autônoma - poderia ser aplicada de forma específica para otimizar a gestão da manutenção na produção de parafusos? Destaque as ações que seriam realizadas para implementar cada uma dessas estratégias.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na manufatura metalmecânica de parafusos, as quatro estratégias de manutenção podem ser aplicadas de forma específica para otimizar a gestão da manutenção na produção de parafusos. - Manutenção Preventiva: Nessa estratégia, seriam realizadas inspeções e intervenções periódicas nos equipamentos utilizados na produção de parafusos, independentemente do estado do equipamento. Seriam realizadas trocas de peças e componentes de acordo com o tempo de vida útil estimado, evitando assim a ocorrência de falhas e paradas não programadas. - Manutenção Preditiva: Nessa estratégia, seria realizada a monitorização contínua dos equipamentos utilizados na produção de parafusos, com o objetivo de identificar sinais de deterioração e agir antes de ocorrer uma falha. Seriam utilizados sensores e equipamentos de medição para monitorar as condições dos equipamentos, como vibração, temperatura, pressão, entre outros. - Manutenção Corretiva: Nessa estratégia, a intervenção seria realizada apenas após a ocorrência de uma falha. Seriam realizados reparos e substituições de peças e componentes danificados, com o objetivo de restabelecer o funcionamento dos equipamentos o mais rápido possível. - Manutenção Autônoma: Nessa estratégia, os operadores seriam capacitados para realizar tarefas de manutenção simples nos equipamentos utilizados na produção de parafusos, como limpeza, lubrificação e inspeção visual. Isso permitiria que os operadores identificassem problemas precocemente e realizassem intervenções simples, reduzindo o tempo de parada dos equipamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais