Buscar

Quais são os casos previstos pelo CTN para a suspensão do crédito tributário por iniciativa do poder público? 1. Moratória: O poder público pode c...

Quais são os casos previstos pelo CTN para a suspensão do crédito tributário por iniciativa do poder público?

1. Moratória: O poder público pode conceder moratória, que consiste na prorrogação do prazo de pagamento do crédito tributário. Essa prorrogação pode ser por prazo determinado ou indeterminado, abrangendo todos os créditos tributários ou apenas alguns específicos.
2. Parcelamento: O poder público pode permitir o parcelamento do crédito tributário, oferecendo ao contribuinte a possibilidade de pagar o débito em prestações mensais. O parcelamento pode ser concedido mediante legislação específica ou por ato administrativo, observando as condições e requisitos estabelecidos.

Essa pergunta também está no material:

R1_ Revisão da tentativa tributario R1 segunda tentativa
5 pág.

Introdução ao Direito I Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Código Tributário Nacional (CTN) prevê os seguintes casos para a suspensão do crédito tributário por iniciativa do poder público: 1. Moratória: O poder público pode conceder moratória, que consiste na prorrogação do prazo de pagamento do crédito tributário. Essa prorrogação pode ser por prazo determinado ou indeterminado, abrangendo todos os créditos tributários ou apenas alguns específicos. 2. Parcelamento: O poder público pode permitir o parcelamento do crédito tributário, oferecendo ao contribuinte a possibilidade de pagar o débito em prestações mensais. O parcelamento pode ser concedido mediante legislação específica ou por ato administrativo, observando as condições e requisitos estabelecidos. 3. Depósito do montante integral: O poder público pode suspender a exigibilidade do crédito tributário quando o contribuinte efetuar o depósito integral do valor devido. 4. Concessão de liminar em mandado de segurança: A concessão de liminar em mandado de segurança suspende a exigibilidade do crédito tributário. 5. Concessão de medida liminar ou de tutela antecipada em outras ações judiciais: A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada em outras ações judiciais também pode suspender a exigibilidade do crédito tributário. 6. Decisão administrativa favorável ao contribuinte: A decisão administrativa favorável ao contribuinte suspende a exigibilidade do crédito tributário, desde que o poder público não tenha recorrido da decisão. 7. Concurso de credores: O concurso de credores suspende o curso da ação fiscal, porém não suspende a exigibilidade do crédito tributário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais