Buscar

Sobre as determinações constitucionais dos serviços notariais e de registro, julgue os itens a seguir, assinalando V para as sentenças verdadeiras ...

Sobre as determinações constitucionais dos serviços notariais e de registro, julgue os itens a seguir, assinalando V para as sentenças verdadeiras e para as sentenças falsas:

Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter público, por delegação do Poder.
Os regulamentos das Corregedorias de Justiça Estadual estabelecerão normas gerais para fixação de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro.
A lei regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade administrativa e tributária dos notários, dos oficiais de registro.
A responsabilidade dos prepostos dos oficiais de registro não é definida por lei.
A fiscalização dos atos pelo Poder Judiciário é criação doutrinária, ou seja, não decorre de lei, mas de interpretação.
a. V, V, V, F e F.
b. V, F, V, F e V.
c. F, V, F, V e F.
d. F, F, F, V e V.

Essa pergunta também está no material:

EXERCICIO UNIP
1 pág.

Introdução ao Direito I Centro Universitário UnipaulistanoCentro Universitário Unipaulistano

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: V, F, V, F e V. Justificativa: - A primeira sentença é verdadeira, pois os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter público, por delegação do Poder (art. 236 da Constituição Federal). - A segunda sentença é falsa, pois a fixação de emolumentos é regulamentada por lei, e não por regulamentos das Corregedorias de Justiça Estadual (art. 236, §2º, da Constituição Federal). - A terceira sentença é verdadeira, pois a lei regulamenta as atividades, disciplina a responsabilidade administrativa e tributária dos notários e dos oficiais de registro (art. 236 da Constituição Federal). - A quarta sentença é falsa, pois a responsabilidade dos prepostos dos oficiais de registro é definida por lei (art. 22 da Lei nº 8.935/1994). - A quinta sentença é verdadeira, pois a fiscalização dos atos pelos órgãos do Poder Judiciário decorre de interpretação da Constituição e da lei (art. 103-B da Constituição Federal).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais