Buscar

Em regiões onde há predominância do intemperismo químico e a ocorrência de rochas com pouca presença de minerais resistentes ao intemperismo (ex: b...

Em regiões onde há predominância do intemperismo químico e a ocorrência de rochas com pouca presença de minerais resistentes ao intemperismo (ex: basalto), que tipos de ensaios de caracterização seriam mais adequados para se prever o comportamento do solo, granulometria ou limites de consistência?

O tipo de ensaio mais adequado é o de limites de consistência, pois o solo gerado por intemperismo químico tem diâmetro inferior à 0,0075 mm, não obtendo resultados satisfatórios em ensaios de peneiramento, apenas em ensaios de sedimentação e de limites de consistência.

Essa pergunta também está no material:

EXERCIO RESPONDIDO 2
18 pág.

Direito Penal I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua afirmação está correta. Em regiões onde há predominância do intemperismo químico e a ocorrência de rochas com pouca presença de minerais resistentes ao intemperismo, como o basalto, os ensaios de limites de consistência são mais adequados para prever o comportamento do solo. Isso ocorre porque o solo gerado por intemperismo químico tem diâmetro inferior a 0,0075 mm, não obtendo resultados satisfatórios em ensaios de granulometria. Os ensaios de limites de consistência, como o limite de liquidez e o limite de plasticidade, são mais indicados para avaliar a capacidade do solo de suportar cargas e deformações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais