Buscar

Leia os textos abaixo:   Texto 1:   A ação é exercida por meio da jurisdição e, assim, depende de técnicas processuais idôneas e da possibilidade d...

Leia os textos abaixo:

 

Texto 1:

 

A ação é exercida por meio da jurisdição e, assim, depende de técnicas processuais idôneas e da possibilidade da adequada participação das partes para que possível seja o alcance da tutela efetiva do direito material. A ação não objetiva uma sentença que resolva o mérito; não se contenta com uma sentença que reconheça o direito, mas não preste, por si, a tutela do direito material. A ação não se exaure com a sentença de mérito quando, para a tutela do direito, é necessária a execução. Isso porque o direito de ação, no Estado constitucional, é o direito à tutela jurisdicional efetiva e tempestiva do direito material.

 

Fonte: NERY JÚNIOR, N. Código de Processo Civil Comentado. Ed. Revista dos tribunais. 2019.

 

Texto 2

 

 

Não só para propor ou contestar ação, mas também para ter direito a obter sentença de mérito (favorável ou desfavorável) é necessária a presença das condições da ação (legitimidade das partes, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido – CPC 267 VI) no momento da prolação da sentença. Se faltantes quando da propositura, mas completadas no curso do processo, o juiz deve proferir sentença de mérito.

 

Fonte: NERY JÚNIOR, N. Código de Processo Civil Comentado e legislação processual em vigor. 3. ed. p. 239.

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Pela análise dos textos expostos, conclui-se que o direito de petição só pode ser exercido pelas partes que tenham interesses conflitantes.

 

II. A jurisdição brasileira, pelo princípio da inércia, só pode ser provocada pela parte que detenha legitimidade consubstanciada no real interesse de agir.

 

III. Por meio do processo o Estado realiza a função jurisdicional e as partes exercem o direito de ação, considerando-se inicial e defesa.

 

IV. A jurisdição é uma das funções do Estado serviço público prestado pelo Poder Judiciário e pelo Poder Legislativo, por meio de processo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Grupo de escolhas da pergunta

a- II, III e IV.


b- III e IV.


c- I e II.


d- I, II e III.


e- I e IV.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: alternativa b) III e IV. I. Pela análise dos textos expostos, conclui-se que o direito de petição só pode ser exercido pelas partes que tenham interesses conflitantes. - FALSO. O texto não menciona que o direito de petição só pode ser exercido pelas partes que tenham interesses conflitantes. II. A jurisdição brasileira, pelo princípio da inércia, só pode ser provocada pela parte que detenha legitimidade consubstanciada no real interesse de agir. - FALSO. O texto menciona que a jurisdição é exercida por meio da ação, que depende de técnicas processuais idôneas e da possibilidade da adequada participação das partes para que possível seja o alcance da tutela efetiva do direito material. III. Por meio do processo o Estado realiza a função jurisdicional e as partes exercem o direito de ação, considerando-se inicial e defesa. - VERDADEIRO. O texto 1 menciona que o direito de ação é o direito à tutela jurisdicional efetiva e tempestiva do direito material. IV. A jurisdição é uma das funções do Estado serviço público prestado pelo Poder Judiciário e pelo Poder Legislativo, por meio de processo. - VERDADEIRO. O texto 2 menciona que a jurisdição é uma das funções do Estado, serviço público prestado pelo Poder Judiciário e pelo Poder Legislativo, por meio de processo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina