Buscar

Em relação aos impostos sobre o consumo (de mercadorias e de serviços) no Brasil, o aluno deverá dissertar sobre a estrutura do ISS de forma sucint...

Em relação aos impostos sobre o consumo (de mercadorias e de serviços) no Brasil, o aluno deverá dissertar sobre a estrutura do ISS de forma sucinta sobre os aspectos: fato gerador (aspectos material, espacial, temporal), sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo e alíquota do imposto (ISS).


a) Fato Gerador: prestação de serviços a terceiros, desde que essa prestação não esteja na competência dos Estados (ICMS); Sujeito ativo: os Municípios no qual estão estabelecidos os prestadores de serviços; Sujeito passivo: os prestadores de serviços constantes na Lista anexa à LC 116/2003; Base de cálculo: é o preço do serviço; Alíquota definida em Lei Municipal (em geral entre 2% a 5%).
b) Fato Gerador: venda de mercadorias; Sujeito ativo: os Estados; Sujeito passivo: o comerciante ou o industrial; Base de cálculo: é o valor da operação; Alíquota definida em Lei Estadual.
c) Fato Gerador: importação de mercadorias; Sujeito ativo: a União; Sujeito passivo: o importador; Base de cálculo: é o valor aduaneiro; Alíquota definida em Lei Federal.
d) Fato Gerador: propriedade de veículos automotores; Sujeito ativo: os Estados; Sujeito passivo: o proprietário do veículo; Base de cálculo: valor venal do veículo; Alíquota definida em Lei Estadual.
e) Fato Gerador: transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos; Sujeito ativo: os Estados; Sujeito passivo: o herdeiro ou o donatário; Base de cálculo: valor venal do bem ou direito transmitido; Alíquota definida em Lei Estadual.

Essa pergunta também está no material:

Prova - Legislação Tributária e Trabalhista
5 pág.

Legislacao Trabalhista Tributaria Empresarial Contabilidade SENAC EADSENAC EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ISS (Imposto Sobre Serviços) é um imposto municipal que incide sobre a prestação de serviços. O fato gerador do ISS é a prestação de serviços a terceiros, desde que essa prestação não esteja na competência dos Estados (ICMS). O sujeito ativo do ISS são os municípios no qual estão estabelecidos os prestadores de serviços. O sujeito passivo são os prestadores de serviços constantes na Lista anexa à LC 116/2003. A base de cálculo do ISS é o preço do serviço e a alíquota é definida em Lei Municipal, em geral entre 2% a 5%.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais