Buscar

Proponha uma solução a partir da análise cinesiológica desse movimento (cinemetria tridimensional) para dois aspectos importantes: os planos e os e...

Proponha uma solução a partir da análise cinesiológica desse movimento (cinemetria tridimensional) para dois aspectos importantes: os planos e os eixos do movimento de argolas e o tipo de trabalho que deve ser realizado, no intuito de fortalecer as principais articulações envolvidas na execução do movimento. Obs.: é importante que você mostre como direcionar, por exemplo, o treinamento de força para a(s) articulação(ões) em destaque. Lembre-se de que o movimento realizado é executado em abdução e/ou adução pela descrição da contração excêntrica dos músculos da rotação lateral da cintura escapular, somado à contração excêntrica dos músculos abdutores do ombro. Provavelmente, por se tratar do aparelho de argolas suspensas, o movimento executado em abdução ou adução, o qual ocorre no plano frontal ou coronal, desloca o corpo para a lateral. A abdução e a adução de ombros acontecem ao redor de um eixo sagital ou eixo anteroposterior.

💡 1 Resposta

User badge image

milene melo

A partir da análise obtida pela filmagem tridimensional, você observou que a cintura escapular do atleta, durante o movimento, realiza o movimento de contração excêntrica dos músculos da rotação lateral da cintura escapular, que são os agonistas ativos no movimento. Consequentemente, o ombro movimenta com amplitude controlada pela contração excêntrica dos músculos abdutores do ombro, os quais são os agonistas no movimento e estão superativados e contraídos.  

Quanto à intervenção nos treinos, o profissional deve trabalhar força nos deltoides, os quais atuam na adução e na abdução da cintura escapular com foco na angulação, já que provavelmente se trata de um movimento característico das argolas em que o atleta suporta uma grande carga em angulação na qual o trabalho de força não costuma ser desenvolvido de forma eficaz. Assim, seguem os planos e os eixos, bem como o trabalho que deve ser realizado:

Plano sagital/eixo anteroposterior - treino de força para desenvolver os músculos do core (estabilizadores: tronco, quadril, abdome), auxiliando na estabilização corporal durante o movimento.

Plano horizontal/eixo longitudinal - treino de força direcionado aos músculos que atuam na flexão da articulação do cotovelo, que atua como antagonista do movimento na performance do atleta.

Plano frontal/eixo laterolateral - treino de força direcionado aos músculos que atuam na flexão e na extensão da articulação da cintura escapular. 

Plano frontal/eixo anteroposterior - treino de força direcionado aos músculos do ombro que atuam nos movimentos de adução e de abdução da cintura escapular, focando na angulação do movimento executado durante a performance do atleta.

Planos sagital/eixo laterolateral - treino de força direcionado aos músculos do bíceps, que atuam no movimento como estabilizadores da cintura escapular durante a performance do atleta.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais