Buscar

Para que as penalidades previstas na Lei n.º 8.429/92 (Improbidade Administrativa) sejam aplicadas, é necessária a observância das regras do devido...

Para que as penalidades previstas na Lei n.º 8.429/92 (Improbidade Administrativa) sejam aplicadas, é necessária a observância das regras do devido processo legal estampado no bojo do referido texto normativo. A respeito do processo judicial para apuração de atos ilícitos praticados por autoridades públicas, é correto afirmar que

48.1 - A ação principal seguirá pelo rito ordinário e deverá ser proposta, pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da efetivação da medida cautelar.
48.2 - Se o Ministério Público não for parte, atuará, facultativamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.
48.3 - A ação principal seguirá pelo rito sumário e poderá ser proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da efetivação da medida cautelar.
48.4 - Se o Ministério Público não for parte, atuará, obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de anulabilidade do procedimento.
48.5 - A ação principal seguirá pelo rito ordinário e deverá ser proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da distribuição da medida cautelar.
a) Apenas a afirmativa 48.1 está correta.
b) Apenas as afirmativas 48.2 e 48.4 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 48.3 e 48.5 estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

Essa pergunta também está no material:

vunesp-2014-desenvolvesp-advogado-prova
20 pág.

Português Colégio ObjetivoColégio Objetivo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) Nenhuma das afirmativas está correta". Isso porque todas as alternativas apresentadas estão incorretas. A Lei n.º 8.429/92 (Improbidade Administrativa) prevê que a ação principal seguirá pelo rito ordinário e deverá ser proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da efetivação da medida cautelar. Além disso, o Ministério Público atuará obrigatoriamente como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina