Buscar

Nos termos do artigo 643 do Código de Processo Civil de 2015, o juiz mandará reservar, em poder do inventariante, bens suficientes para pagar o cre...

Nos termos do artigo 643 do Código de Processo Civil de 2015, o juiz mandará reservar, em poder do inventariante, bens suficientes para pagar o credor quando a dívida constar de documento que comprove suficientemente a obrigação e a impugnação não se fundar em quitação. O parcelamento que não extingue a obrigatoriedade da dívida. O Colendo Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no sentido de manter garantia de dívida parcelada até o cumprimento integral do acordo. Havendo comprovação documental da existência da dívida, e inexistindo alegação de quitação dessa, a reserva de bens do espólio se revela medida de cautela e prudência, até o cumprimento integral do acordo de parcelamento. Não há como permitir o enriquecimento daquele que receberá gratuitamente os bens do quinhão hereditário, em detrimento do interesse da credora.

O artigo 643 do Código de Processo Civil de 2015 prevê que o juiz mandará reservar, em poder do inventariante, bens suficientes para pagar o credor quando a dívida constar de documento que comprove suficientemente a obrigação e a impugnação não se fundar em quitação.
O parcelamento não extingue a obrigatoriedade da dívida.
O Colendo Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no sentido de manter garantia de dívida parcelada até o cumprimento integral do acordo.
Havendo comprovação documental da existência da dívida, e inexistindo alegação de quitação dessa, a reserva de bens do espólio se revela medida de cautela e prudência, até o cumprimento integral do acordo de parcelamento.
Não há como permitir o enriquecimento daquele que receberá gratuitamente os bens do quinhão hereditário, em detrimento do interesse da credora.

Essa pergunta também está no material:

PC 01 Civil Sucessões
7 pág.

Direito de Família e Sucessões Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a sua pergunta sobre o texto do artigo 643 do Código de Processo Civil de 2015?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais