Buscar

Quem tem legitimidade ativa para pleitear a repetição do indébito tributário? A hipótese prevista no artigo 166 do CTN, prescreve alguma alteração ...

Quem tem legitimidade ativa para pleitear a repetição do indébito tributário? A hipótese prevista no artigo 166 do CTN, prescreve alguma alteração do sujeito legitimado?

A Ação de Repetição de Indébito concentra-se na restituição dos valores de tributos pagos indevidamente ou a maior.
A legitimidade ad causam para a propositura da ação de repetição de indébito encontra-se disposta no art. 165 do CTN.
O contribuinte de fato, nos tributos indiretos em que suporta o ônus tributário pelo fenômeno da repercussão, tem legitimidade para requerer a restituição dos valores pagos equivocadamente por meio da referida ação.
O art. 166 do CTN permite a transferência do encargo financeiro para a possibilidade de restituição de indébito tributário, perfazendo-se como exceção à regra do art. 165 do próprio CTN.
A Súmula 71 do STF entendeu por descaber a restituição de indébito nos casos de tributação referentes aos impostos classificados como indiretos, visto que o contribuinte de fato não detém os requisitos (autorização expressa) do art. 166 do CTN, que atribuam a legitimidade para pleitear a ação de repetição dos tributos indiretos.
a) Apenas o contribuinte de direito tem legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário. A hipótese prevista no artigo 166 do CTN não prescreve alteração do sujeito legitimado.
b) Apenas o contribuinte de fato tem legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário. A hipótese prevista no artigo 166 do CTN prescreve alteração do sujeito legitimado.
c) O contribuinte de direito e o contribuinte de fato têm legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário. A hipótese prevista no artigo 166 do CTN prescreve alteração do sujeito legitimado.

Essa pergunta também está no material:

PC 02 Tributário Teoria Geral
7 pág.

Direito Tributário I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas o contribuinte de fato tem legitimidade para pleitear a repetição do indébito tributário. A hipótese prevista no artigo 166 do CTN prescreve alteração do sujeito legitimado. Isso ocorre porque o artigo 166 do CTN permite a transferência do encargo financeiro para a possibilidade de restituição de indébito tributário, perfazendo-se como exceção à regra do artigo 165 do próprio CTN. A Súmula 71 do STF entendeu por descaber a restituição de indébito nos casos de tributação referentes aos impostos classificados como indiretos, visto que o contribuinte de fato não detém os requisitos (autorização expressa) do artigo 166 do CTN, que atribuam a legitimidade para pleitear a ação de repetição dos tributos indiretos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais