Buscar

De quem e em qual condição poderá o Fisco fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio? Durval Antônio detém incapacidade absolut...

De quem e em qual condição poderá o Fisco fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio?

Durval Antônio detém incapacidade absoluta, segundo o regramento civil brasileiro.
O art. 126 do CTN dispõe a respeito da capacidade tributária passiva, estendendo e abrangendo a capacidade a um rol irrestrito e total de sujeitos passivos da relação jurídica tributária.
a) O Fisco não poderá fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio, visto que ele detém incapacidade absoluta.
b) O Fisco poderá fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio, desde que haja autorização judicial.
c) O Fisco poderá fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio, em nome dos pais dele, que receberam a notificação do lançamento e decidiram não pagar o tributo.

Essa pergunta também está no material:

PC 02 Tributário Teoria Geral
7 pág.

Direito Tributário I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o art. 146, III, "a", da Constituição Federal, o IPTU é um imposto de competência municipal, e o art. 34 do CTN estabelece que o sujeito passivo da obrigação tributária é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. No caso apresentado, Durval Antônio é o proprietário do imóvel e, portanto, o sujeito passivo da obrigação tributária. Mesmo que ele detenha incapacidade absoluta, o Fisco poderá fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por ele, desde que haja autorização judicial. Portanto, a alternativa correta é a letra B: "O Fisco poderá fazer a cobrança coercitiva do IPTU devido por Durval Antônio, desde que haja autorização judicial."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais