Buscar

A sociedade internacional funciona de maneira bem diferente da sociedade interna, por isso é importante compreendermos a linha histórica da evoluçã...

A sociedade internacional funciona de maneira bem diferente da sociedade interna, por isso é importante compreendermos a linha histórica da evolução do Direito Internacional. Existem muitas discussões sobre a concepção e definição do direito internacional, uma delas é de que ele seria derivado da cultura ocidental cristã, originando-se no século XVI, no início da era moderna. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Em razão da influência cristã ocidental, é possível encontrar seguimentos da Bíblia no direito internacional, a ideia de que todo ser humano é igual perante Deus, e o pluralismo das nações, sendo iguais entre si.

( ) É possível verificar, também nas passagens bíblicas, questões que impõem regras morais e jurídicas a toda humanidade, mais uma vez é possível fazer analogia, ou seja, comparação com um conceito do direito internacional.

( ) Os romanos foram os primeiros a criarem a noção de “nós” e os “outros”, no início a aplicabilidade do direito e justiça só correria com aqueles considerados civilizados.

( ) Os gregos iniciaram a prática de enviar e receber embaixadores de outros Estados, prática importantíssima dentro do direito internacional ainda nos dias de hoje.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F – V – V – F.
B V – F – V – F.
C V – V – F – F.
D F – F – V – V.

Essa pergunta também está no material:

prova direito internacional 1
12 pág.

Direito Internacional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: V - F - V - F. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois o direito internacional não é derivado apenas da cultura ocidental cristã, mas sim de diversas culturas e tradições jurídicas ao redor do mundo. - A segunda sentença é falsa, pois embora seja possível fazer analogias entre passagens bíblicas e conceitos do direito internacional, não há uma imposição de regras morais e jurídicas a toda humanidade nas escrituras sagradas. - A terceira sentença é verdadeira, pois os romanos foram os primeiros a criar a noção de "nós" e "outros" e a aplicabilidade do direito e justiça só corria com aqueles considerados civilizados. - A quarta sentença é falsa, pois a prática de enviar e receber embaixadores de outros Estados foi iniciada pelos assírios e babilônios, e não pelos gregos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais