Buscar

What is the cause of the patient's hypogonadism and gynecomastia? O hipogonadismo e a ginecomastia foram causados pela elevação da prolactina. Iss...

What is the cause of the patient's hypogonadism and gynecomastia?

O hipogonadismo e a ginecomastia foram causados pela elevação da prolactina. Isso ocorreu devido à interrupção do tratamento com levotiroxina, que leva a uma redução nos níveis de hormônio tireoidiano, aumentando a secreção de TRH (Hormônio Liberador de Tireotrofina) hipotalâmico e consequentemente, de prolactina hipofisária.
No caso do paciente, houve um aumento de prolactina. Esta disfunção é responsável por influenciar de maneira negativa a secreção dos níveis adequados de FSH e LH pela hipófise, visto que induz um feedback negativo. Quando não ocorre liberação desses hormônios não ocorre, também, a síntese de testosterona pela célula de Leydi, estimulada pelo LH, e, por fim, não ocorrerá produção de espermatozoides pelas Células de Sertoli, as quais são estimuladas pelo hormônio TSH, fazendo o paciente entre em um estado de hipogonadismo.
Como o paciente teve uma disfunção do hormônio prolactina, encontrado em quantidade muito superior à normalidade, e a principal função da prolactina é regular o desenvolvimento da glândula mamária (efeito mamogênico) e estimular a lactação, o homem apresentou ginecomastia.

Essa pergunta também está no material:

CASO - PROLACTINA
7 pág.

Farmacologia II Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A causa do hipogonadismo e da ginecomastia do paciente foi a elevação da prolactina, que ocorreu devido à interrupção do tratamento com levotiroxina. A redução nos níveis de hormônio tireoidiano aumentou a secreção de TRH hipotalâmico e, consequentemente, de prolactina hipofisária. O aumento de prolactina influenciou negativamente a secreção dos níveis adequados de FSH e LH pela hipófise, o que induziu um feedback negativo. A falta de liberação desses hormônios impediu a síntese de testosterona pela célula de Leydi, estimulada pelo LH, e a produção de espermatozoides pelas Células de Sertoli, estimuladas pelo hormônio TSH, levando o paciente a um estado de hipogonadismo. Como a prolactina regula o desenvolvimento da glândula mamária e estimula a lactação, o aumento desse hormônio levou o paciente a apresentar ginecomastia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais