Buscar

1- Por que o paciente apresentou hipogonadismo e ginecomastia? O hipogonadismo é uma condição médica causada pelo mau funcionamento das gônadas de...

1- Por que o paciente apresentou hipogonadismo e ginecomastia?

O hipogonadismo é uma condição médica causada pelo mau funcionamento das gônadas de pacientes de ambos os sexos, afetando ovários e testículos, resultando em uma dificuldade de produção de determinados hormônios, tais como testosterona e estrógeno tendo como consequência, problemas de fertilidade, a diminuição da libido é um dos sintomas associados.
O aumento exacerbado de prolactina é responsável por influenciar de maneira maléfica na secreção dos níveis adequados de FSH e LH pela hipófise, visto que induz um feedback negativo, e quando não ocorre liberação desses hormônios não ocorrerá a síntese de testosterona pela célula de Leydi que é estimulada pelo LH, e não ocorrerá produção de espermatozóides pelas células de sertoli, as quais são estimuladas pelo TSH, fazendo o paciente entrar em um estado de hipogonadismo.
A ginecomastia é o desenvolvimento anormal de mamas em homens. Essa condição masculina é resultante do aumento do volume mamário que pode ser de componente glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) ou misto. Como já foi elucidado, o paciente tem uma disfunção do hormônio prolactina, tendo uma quantidade 6,6 vezes maior que o normal. Sendo assim, a principal função da prolactina consiste em regular o desenvolvimento da glândula mamária (efeito mamogênico) e estimular a lactação, por esse motivo o homem apresentou ginecomastia.

Essa pergunta também está no material:

caso 5 Homem prolac
9 pág.

Farmacologia II Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O paciente apresentou hipogonadismo e ginecomastia devido ao aumento exacerbado de prolactina, que influencia negativamente na secreção dos hormônios FSH e LH pela hipófise. Isso faz com que não ocorra a síntese de testosterona pela célula de Leydi, que é estimulada pelo LH, e não ocorra a produção de espermatozoides pelas células de Sertoli, que são estimuladas pelo TSH, levando o paciente a um estado de hipogonadismo. Além disso, a prolactina tem como principal função regular o desenvolvimento da glândula mamária e estimular a lactação, o que explica o desenvolvimento anormal de mamas em homens, conhecido como ginecomastia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais