Buscar

3. (UNICAMP 2014) A insulina é um hormônio peptídico produzido no pâncreas que age na regulação da glicemia. É administrada no tratamento de algun...

3. (UNICAMP 2014) A insulina é um hormônio peptídico produzido no pâncreas que age na regulação da glicemia. É administrada no tratamento de alguns tipos de diabetes. A insulina administrada como medicamento em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias. a) Explique como é possível manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo. b) Cite duas outras maneiras pelas quais é possível se obter insulina sem envolver o uso de bactérias.

a) Explicar como é possível manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo.
b) Citar duas outras maneiras pelas quais é possível se obter insulina sem envolver o uso de bactérias.

Essa pergunta também está no material:

2 Exercícios Biotecnologia
9 pág.

Biologia EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo, é necessário inserir o gene que codifica a insulina na bactéria. Esse gene é inserido em um vetor de clonagem, que é então inserido na bactéria. A bactéria é então cultivada em um meio de cultura que contém os nutrientes necessários para a produção da insulina. A insulina é então purificada a partir do meio de cultura. b) Duas outras maneiras de se obter insulina sem envolver o uso de bactérias são a produção de insulina em células de mamíferos e a produção de insulina sintética por meio de síntese química. A produção de insulina em células de mamíferos envolve a inserção do gene que codifica a insulina em células de mamíferos, que são então cultivadas em um meio de cultura. A insulina é então purificada a partir das células. A produção de insulina sintética por meio de síntese química envolve a síntese dos aminoácidos que compõem a insulina em um processo químico controlado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais