Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o documento, assinale qual era o objetivo principal com relação ao Ensino Superior.

A primeira Diretriz que servia de base para o ensino superior foi implementada no ano de 2006.
a. Formar professores que dominassem efetivamente os viés teóricos existentes em suas respectivas áreas.
b. Estabelecer uma grade curricular única para todas as universidades do país.
c. Garantir a qualidade do ensino superior no país.
d. Ampliar o acesso ao ensino superior para a população de baixa renda.
e. Promover a internacionalização das universidades brasileiras.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre o objetivo principal da Diretriz implementada em 2006 em relação ao Ensino Superior, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Formar professores que dominassem efetivamente os viés teóricos existentes em suas respectivas áreas. - Embora a formação de professores seja importante, não é o objetivo principal da Diretriz. b) Estabelecer uma grade curricular única para todas as universidades do país. - A Diretriz não visa a padronização de currículos, mas sim a flexibilidade e a diversidade no ensino. c) Garantir a qualidade do ensino superior no país. - Este é um objetivo central das Diretrizes, que busca assegurar que as instituições de ensino superior ofereçam uma educação de qualidade. d) Ampliar o acesso ao ensino superior para a população de baixa renda. - Embora o acesso seja uma preocupação, o foco principal da Diretriz não é apenas isso, mas sim a qualidade do ensino. e) Promover a internacionalização das universidades brasileiras. - A internacionalização é um aspecto importante, mas não é o objetivo principal da Diretriz de 2006. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa o objetivo principal da Diretriz em relação ao Ensino Superior é: c) Garantir a qualidade do ensino superior no país.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O objetivo principal da primeira Diretriz que servia de base para o ensino superior, implementada em 2006, era garantir a qualidade do ensino superior no país. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as asserções a seguir.

I – A palavra meal pode ser substituída por dish sem perder o sentido da frase.
II - A expressão “Right now”, pode ser substituída por “at the moment”.
III - Os verbos apresentados no trecho representam o tempo verbal do present continuous.

Assinale a alternativa correta.

I – A palavra meal pode ser substituída por dish sem perder o sentido da frase.
II - A expressão “Right now”, pode ser substituída por “at the moment”.
III - Os verbos apresentados no trecho representam o tempo verbal do present continuous.
a. As asserções I, II e III estão incorretas.
b. As asserções I e III são falsas, enquanto a III é verdadeira.
c. As asserções I, II e III estão corretas.
d. A única asserção verdadeira é a II.
e. As asserções I e II são verdadeiras, enquanto a III é falsa.

Assinale a alternativa correta:


a. Apenas a I e II são verdadeiras, enquanto a III é falsa.
b. Apenas a I e III são falsas, enquanto a II é verdadeira.
c. Apenas a I e II são falsas, enquanto a III é verdadeira.
d. As assertivas I, II e III são falsas.
e. As assertivas I, II e III são verdadeiras.

Sobre a avaliação em sala de aula, assinale a alternativa correta:


a. As avaliações não possuem relação com os processos emancipatórios dos alunos, haja vista que têm como objetivo promover uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula, os quais não possuem relações com a sociedade.
b. Deve ter os métodos variados para que alcance o máximo de habilidades dos alunos, além de proporcionar diferentes oportunidades.
c. O professor deve trabalhar para que seus alunos estejam preparados para fazerem vestibulares e outros processos seletivos, independente da apropriação dos conteúdos ou evolução intelectual.
d. Têm caráter classificatório e servem para selecionar alunos em cursos de graduação e outros processos seletivos.
e. São provas escritas que contém diferentes tipos de questões, as quais suprem as necessidades do professor.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC, assinale a alternativa correta:


a. Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendiam o desenvolvimento apenas da leitura e da escrita dos alunos, objetivava-se trabalhar os demais aspectos da língua partindo das atividades de leitura de diferentes textos. Depois da oficialização da BNCC, em sala de aula, o docente deverá abandonar aquelas aulas só.
b. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC possuem o mesmo objetivo, que é orientar a educação básica no Brasil.
c. A BNCC é uma atualização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que foram criados em 1997.
d. A BNCC não é obrigatória para as escolas brasileiras, sendo opcional a sua adoção.
e. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC não possuem relação com a educação básica no Brasil.

Sobre o ensino nos cursos de licenciatura, assinale a alternativa correta:


a. No âmbito profissional, cabe ao curso de licenciatura ofertar primeiramente a ênfase na formação docente, ou seja, a competência docente deve ser o centro do ensino dos conteúdos específicos durante os anos de formação.
b. O documento considera a importância da pesquisa aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Com isso o professor formado terá a capacidade de compreender os marcos teóricos e seguir o caminho da pesquisa caso deseje, se precisar atuar em sala de aula.
c. O futuro professor deve se apropriar das práticas que irá aplicar, participando das mesmas já na graduação. Em outras palavras, as técnicas de repetição e transmissão de conhecimento do professor pelo aluno seriam reproduzidas pelo mesmo quando ingressasse no exercício da docência.
d. No âmbito acadêmico, o estudante participará de atividades colaborativas, interativas nas quais o conhecimento será apresentado pelo professor para que o aluno se aproprie através de aulas expositivas.
e. O documento enfatiza a importância das abordagens teóricas e práticas, fazendo com que o futuro professor perceba a relevância de separar tais conceitos no exercício da docência para que seu trabalho não seja prejudicado.

Mais conteúdos dessa disciplina