Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
As imagens das células do fungo Cryptococcus gattii e das nanopartículas de óxido de zinco (apresentada na figura) fazem parte da terceira edição da Mostra de Arte Científica Brasileira organizada pela ArtBio, que busca atrair a atenção para a ciência por meio da beleza. O fungo pode infectar o sistema nervoso central e causar determinado tipo de meningite. O óxido de zinco impede, no ambiente aquático, o crescimento de fitoplâncton, um componente crucial da cadeia alimentar. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Os fungos são decompositores de matéria orgânica por essência, assim são capazes de reciclar os nutrientes nos ecossistemas.

PORQUE

II- Cerca de 95% das espécies vegetais formam micorrizas.

Assinale a alternativa CORRETA:

I- Os fungos são decompositores de matéria orgânica por essência, assim são capazes de reciclar os nutrientes nos ecossistemas.
II- Cerca de 95% das espécies vegetais formam micorrizas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Os fungos são decompositores de matéria orgânica e, portanto, são capazes de reciclar nutrientes nos ecossistemas. Além disso, cerca de 95% das espécies vegetais formam micorrizas, que são associações simbióticas entre as raízes das plantas e os fungos, que ajudam na absorção de nutrientes do solo. Portanto, a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre as estratégias propostas pelo professor de ciências para tornar a experiência de aprender e ensinar botânica mais efetiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

A montagem de jardim didático seria uma boa atividade, pois demanda um baixo custo e pode ser executada em um espaço restrito.
Visitas ao jardim botânico são muito interessantes. Apesar do custo elevado, pois demandam transporte e alimentação, parece ser uma alternativa viável para o perfil da escola.
Se pensada adequadamente, a aula prática em sala pode ser realizada com materiais de baixo custo e, assim, propiciar um momento inesquecível aos alunos.
Passeio no jardim não é uma estratégia eficiente, visto que demanda muito planejamento, e a estrutura para realizar a atividade e coordenar os alunos seria muito grande.
A F - F - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - V.
D V - V - V - F.

De acordo com o texto sobre a diversidade de plantas no Brasil, qual é o número de espécies de plantas no Brasil?


A Tende a retornar as condições da época do descobrimento, há mais de 500 anos, onde todas as espécies eram novas.
B Tende a aumentar porque novas espécies são identificadas e descritas continuamente em revistas científicas.
C Tende a diminuir porque o desmatamento da amazônia é mais rápido do que a descrição de novas espécies.
D Tende a se estabilizar, pois o avanço do desmatamento e das descobertas se equilibram ao longo do tempo.

Referente aos constituintes da seiva bruta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

São a água e os sais minerais absorvidos do solo.
São os produtos provenientes da fotossíntese.
São a clorofila e as organelas fotossintetizantes.
São as substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese.
A V - V - V - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - F.
D V - V - F - V.

Sobre as algas e suas características, assinale a alternativa CORRETA:

Como são um grupo muito heterogêneo, nem todas as algas são autotróficas, muitas são heterotróficas.
As algas são seres que habitam apenas o ambiente aquático.
As algas são seres que não possuem clorofila.
As algas são seres que não realizam fotossíntese.
A Como são um grupo muito heterogêneo, nem todas as algas são autotróficas, muitas são heterotróficas.
B As algas são seres que habitam apenas o ambiente aquático.
C As algas são seres que não possuem clorofila.
D As algas são seres que não realizam fotossíntese.

As algas multicelulares possuem seu corpo denominado de talo. C As algas são seres estritamente unicelulares, visto que as maiores algas já pertencem a outros grupos vegetais, como as pteridófitas. D Uma importante característica é o tamanho, não existem algas com mais de dois metros de altura, característica essa que acaba por excluir muitas plantas deste grupo. Um dos grandes benefícios dos fungos na natureza é a associação que estes desenvolvem com as raízes das plantas. Essas associações fornecem à planta um maior potencial para absorver determinados nutrientes, facilitando seu desenvolvimento e sobrevivência. A respeito desses fungos e sua associação com as plantas, assinale a alternativa INCORRETA:

As algas multicelulares possuem seu corpo denominado de talo.
As algas são seres estritamente unicelulares, visto que as maiores algas já pertencem a outros grupos vegetais, como as pteridófitas.
Não existem algas com mais de dois metros de altura, característica essa que acaba por excluir muitas plantas deste grupo.
A associação dos fungos com as raízes das plantas fornece à planta um maior potencial para absorver determinados nutrientes, facilitando seu desenvolvimento e sobrevivência.
A As ectomicorrizas circundam as células das raízes, não adentram o conteúdo celular, mas ampliam a superfície de contato das raízes com o solo e favorecem a absorção de água.
B As endomicorrizas são assim classificadas porque as hifas do fungo penetram no interior das células do hospedeiro.
C Essa relação é classificada como simbiose, pois é frequentemente obrigatória para os dois seres vivos envolvidos.
D Existem poucas espécies de plantas que possuem associação com fungos em suas raízes, a maioria não realiza essa associação, pois não há muitas vantagens em tê-la.

No âmbar (resina fossilizada de árvores) da região de Cambay, noroeste da Índia, já foram encontradas formigas, abelhas e outros insetos preservados com dezenas de milhões de anos. Agora, análises realizadas em outras amostras do âmbar de Cambay mostraram hepáticas e musgos, plantas do grupo das briófitas, um dos primeiros vegetais a ocupar a Terra. Os fragmentos de folhas e caules têm estimados 52 milhões de anos, época em que as florestas de angiospermas, plantas com flores e frutos, começaram a se formar. Pesquisadores encontraram no âmbar partes bem preservadas de uma hepática, o que permitiu a descrição de uma nova espécie, chamada Microlejeunea nyiahae, que se torna a representante mais antiga da família Lejeuneaceae, a mais diversificada entre as hepáticas. Botânicos da Alemanha, Malásia, Austrália, Suécia, Hungria, Índia, Estados Unidos e Brasil - Denilson Peralta, do Instituto de Botânica (IBt) de São Paulo - participaram da caracterização dessa nova espécie já extinta de briófita. A descoberta amplia o conhecimento sobre os processos de espécies nesse grupo de plantas e indica que outros seres desconhecidos ainda podem sair do âmbar indiano. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

As informações disponíveis sobre a diversidade de plantas avasculares no mundo revela que o grupo das hepáticas é o mais rico em número de espécies, dentre às briófitas. Além disso, os dados do registro fóssil apontam que as briófitas foram as primeiras plantas a colonizarem o ambiente terrestre.
Quanto mais se estuda os registros fósseis, mais descobertas serão reveladas. Dentre as novidades, uma nova espécie de briófita foi descrita a partir do estudo de vestígios preservados em um âmbar indiano. Essa descoberta revela a importância da taxonomia para o conhecimento da botânica.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(ENADE, 2014) As micorrizas têm um papel importante na sobrevivência e no crescimento das plantas nos trópicos, onde predominam solos de baixa fertilidade. Entre os fungos micorrízicos, o grupo que tem maior interesse agronômico são os fungos micorrízicos arbusculares. Além de predominantes nos ecossistemas tropicais, eles são capazes de formar micorrizas com 95% das espécies de plantas, inclusive a maioria das espécies cultivadas. O efeito benéfico mais marcante desta associação para a agronomia está no maior crescimento das plantas mediante o aumento da absorção de nutrientes, resultando em plantas mais nutritivas e vigorosas com mais resistência às condições ambientais adversas. Considerando as informações apresentadas e conteúdo correlato, avalie as afirmacoes a seguir.

I- Micorrizas são associações mutualísticas não patogênicas entre fungos do solo e raízes de plantas.
II- Os fungos favorecem o aumento do crescimento das plantas, principalmente por viabilizarem melhoria na absorção dos nutrientes mais solúveis em água, tais como: o fósforo, o zinco e o cobre.
III- Na natureza, a micorrização geralmente é inibida pela elevada fertilidade do solo, bem como pela sua pertubação e erosão, pelo uso de fungicidas sistêmicos e pelo desmatamento.
IV- A capacidade de fornecer, aos fungos, carbono e, consequentemente, energia indica o papel ecológico que as plantas cumprem nesse tipo de associação.

É correto o que se afirma em:

I- Micorrizas são associações mutualísticas não patogênicas entre fungos do solo e raízes de plantas.
II- Os fungos favorecem o aumento do crescimento das plantas, principalmente por viabilizarem melhoria na absorção dos nutrientes mais solúveis em água, tais como: o fósforo, o zinco e o cobre.
III- Na natureza, a micorrização geralmente é inibida pela elevada fertilidade do solo, bem como pela sua pertubação e erosão, pelo uso de fungicidas sistêmicos e pelo desmatamento.
IV- A capacidade de fornecer, aos fungos, carbono e, consequentemente, energia indica o papel ecológico que as plantas cumprem nesse tipo de associação.
A I e II estão corretas.
B I e III estão corretas.
C II e IV estão corretas.
D III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina