Logo Passei Direto
Buscar
Em relação às atividades aquáticas para pessoas com paralisia cerebral, alguns aspectos devem ser considerados para que os objetivos sejam alcançados de forma eficiente e segura. Leia atentamente as afirmativas e assinale a incorreta:


A) No caso de alunos com paralisia cerebral do tipo espástica, a água deve ter temperatura entre 30° e 32 °C para minimizar a hipertonia e favorecer a amplitude de movimentos.
B) Na natação, o controle respiratório exigido é extremamente refinado e, por ocorrer grande incoordenação nos alunos com paralisia cerebral, os nados em decúbito ventral não são indicados.
C) Para alunos com característica atáxica, a água não deve passar dos 30 °C para não dificultar a realização das contrações musculares.
D) Normalmente, a água aquecida tende a diminuir os movimentos involuntários, mas o professor deve tentar diminuir os estímulos excessivos do ambiente para que esse benefício seja alcançado mais facilmente.
E) Por apresentarem uma amplitude de movimento geralmente reduzida, podem ser necessárias alguma em relação ao estilo dos nados.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra B, pois os nados em decúbito ventral são indicados para alunos com paralisia cerebral, desde que sejam adaptados e supervisionados por um profissional capacitado.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tipo mais comum de displasia esquelética é conhecido como acondroplasia. Os alunos ou atletas acondroplásicos apresentam características muito peculiares e algumas delas devem ser levadas em consideração para a prescrição segura de um programa de exercícios. Assinale a alternativa correta a respeito dessa condição:

Em função do encurtamento do tronco em relação aos membros ocorre uma desproporção corporal que dificulta o controle do equilíbrio.
Pode ocorrer uma limitação na articulação dos cotovelos, impedindo a realização de uma extensão completa dessa articulação durante os exercícios.
E comum apresentarem os membros inferiores curvos com joelhos valgos VARO S
Em alguns casos pode ser observada uma hipertonia muscular generalizada, diminuindo a amplitude dos movimentos.
As atividades de corridas são altamente indicadas para auxiliar na diminuição do sobrepeso, bastante comum entre os acondroplásicos.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Um aluno com deficiência visual resolveu iniciar um programa de atividade física para melhorar a sua autonomia e qualidade de vida. Durante a avaliação inicial, o profissional de educação física realizou a anamnese e soube que era um aluno com baixa visão em função da presença de um descolamento de retina. A partir dessa informação, ele sugeriu algumas atividades para esse novo aluno. Qual das alternativas apresenta uma atividade contraindicada para esse caso?


A) Treinos com objetivos de melhorar a condição cardiorrespiratória.
B) Caminhadas em ambientes abertos e seguros.
C) Natação em piscina coberta e aquecida.
D) Aulas de yoga e pilates.
E) Jogos de bola com bola sonora.

Questão 7: Ao analisar o texto, podemos identificar alguns conceitos que ajudam o profissional de educação física a formular um plano de atividades para o autista, mas para isso precisamos conhecer as características da criança autista. Identifique a alternativa que possui uma afirmativa incorreta.

Estudos têm demonstrado que um aumento na atividade física diminui os comportamentos estereotipados em crianças com autismo.
Um estudo conduzido por Yilmaz, Yanardag, Birkan e Bumin (2004) constatou que os comportamentos estereotipados diminuíram após dez semanas de treinamento de natação e hidroterapia.
Em um estudo semelhante, Levinson e Reid (1993) investigaram os efeitos da intensidade do exercício sobre comportamentos estereotipados. O resultado indicou que a atividade vigorosa jogging (de 15 minutos) foi eficaz na redução dos comportamentos estereotipados por até 90 minutos após a sessão de exercício.
Mais recentemente Morrison, Roscoe e Atwell (2011) afirmaram que tem sido mostrado que o exercício antecedente (corrida e outras atividades aeróbias) reduz várias formas de comportamento problemático, incluindo estereotipia, autolesão e agressão.
A) As atividades individuais são mais facilmente inseridas na rotina do aluno
B) A fascinação por água facilita a aceitação das atividades na piscina,
C) As atividades repetitivas propiciam maior segurança e estabilidade ao aluno autista.
D) As estereotipias, a agressão e a autoagressão estão entre os comportamentos inadequados observados nos atividades aeróbias.
E) Como existe uma tendência à obesidade entre as pessoas com autismo, e importante dar preferência às atividades aeróbicas.
A) A afirmativa 1 está incorreta.
B) A afirmativa 2 está incorreta.
C) A afirmativa 3 está incorreta.
D) A afirmativa 4 está incorreta.
E) A afirmativa 5 está incorreta.

Algum aluno apresenta um déficit de coordenação e ritmo. Imediatamente, você pressupõe que este aluno apresenta:


A) Uma surdez congênita que o impediu de realizar atividades físicas desde o início da vida.
B) Uma surdez neurossensorial, que acomete o ouvido médio, onde se localiza o aparelho vestibular.
C) Surdez condutiva, causada por uma lesão no ouvido externo ou médio que causa um distúrbio na capacidade de condução e amplificação do estímulo sonoro.
C) Surdez sensorioneural, que pode dificultar o equilíbrio por acometer estruturas do ouvido interno.
D) Surdez sensorioneural, que pode dificultar o equilíbrio por acometer estruturas do ouvido interno.
E) Surdez central, pois afeta o cerebelo, responsável pelo controle do equilíbrio.

Mais conteúdos dessa disciplina