Buscar

As crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação com faixa etária de 0 a 5 anos têm garantid...

As crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação com faixa etária de 0 a 5 anos têm garantido, pelo ordenamento jurídico brasileiro, o direito à educação infantil na modalidade da educação especial. Embora historicamente sejam sujeitos invisibilizados neste atendimento educacional, esta etapa reveste-se de especial importância. A partir disso, analise as assertivas a seguir e a relação existente:

I. A educação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, independentemente de suas condições.
II. A modalidade da educação especial na educação infantil deve ser realizada de forma segregada, em escolas e classes especiais.
III. A perspectiva inclusiva na educação infantil deve garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todas as crianças, sem exceção.
IV. A educação infantil na modalidade da educação especial deve ser realizada apenas por profissionais especializados em educação especial.
a) As assertivas I e III estão corretas.
b) As assertivas II e IV estão corretas.
c) As assertivas I, III e IV estão corretas.
d) Todas as assertivas estão corretas.
e) Nenhuma das assertivas está correta.

Essa pergunta também está no material:

Educação Especial o processo inclusivo na educação infantil
7 pág.

Educação Especial Faculdade São BrazFaculdade São Braz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) As assertivas I e III estão corretas." Justificativa: A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garantem o direito à educação infantil para todas as crianças, independentemente de suas condições. A modalidade da educação especial na educação infantil deve ser realizada de forma inclusiva, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todas as crianças, sem exceção. Além disso, a educação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, independentemente de suas condições. A assertiva II está incorreta, pois a educação especial deve ser realizada de forma inclusiva e não segregada. A assertiva IV também está incorreta, pois a educação infantil na modalidade da educação especial pode ser realizada por profissionais especializados em educação infantil, não necessariamente em educação especial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais