Buscar

Sobre a reabilitação vocal de pacientes submetidos a laringectomias verticais parciais, analise as afirmativas abaixo: I. A reabilitação vocal pode...

Sobre a reabilitação vocal de pacientes submetidos a laringectomias verticais parciais, analise as afirmativas abaixo:
I. A reabilitação vocal pode ser realizada por meio de técnicas do método de competência fonatória, como deglutição incompleta sonorizada e técnicas de vibração.
II. A falta de ar ao falar pode ser causada pelo aumento do espaço intralaríngeo pós-cirúrgico, mas deve ser cuidadosamente analisada quando a falta de ar acontece na respiração silenciosa, pois pode significar uma estenose pós-cirúrgica ou uma recidiva do tumor.
III. Manobras de favorecimento da coaptação das pregas vocais, sempre ocluindo o traqueostoma (quando houver), podem ser realizadas por meio da movimentação forçada de braços associada à emissão de sílabas, provocando nítido deslocamento vertical da laringe e auxiliando na proteção das vias aéreas inferiores, visto que favorecem, ainda, a coaptação glótica.
IV. A reabilitação vocal não pode ser realizada em pacientes submetidos a laringectomias verticais parciais.
V. A falta de ar ao falar é sempre causada pelo aumento do espaço intralaríngeo pós-cirúrgico.
A) I, II, III, IV e V.
B) I, III e IV, apenas.
C) I, III e V, apenas.
D) I, II, IV e V, apenas.
E) II, III, IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

idecan 2013 cffa fonoaudiólogo voz prova
17 pág.

Provas de Concursos Públicos USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, III e IV, apenas. Justificativa: I. A reabilitação vocal pode ser realizada por meio de técnicas do método de competência fonatória, como deglutição incompleta sonorizada e técnicas de vibração. (Verdadeiro) II. A falta de ar ao falar pode ser causada pelo aumento do espaço intralaríngeo pós-cirúrgico, mas deve ser cuidadosamente analisada quando a falta de ar acontece na respiração silenciosa, pois pode significar uma estenose pós-cirúrgica ou uma recidiva do tumor. (Incorreto) III. Manobras de favorecimento da coaptação das pregas vocais, sempre ocluindo o traqueostoma (quando houver), podem ser realizadas por meio da movimentação forçada de braços associada à emissão de sílabas, provocando nítido deslocamento vertical da laringe e auxiliando na proteção das vias aéreas inferiores, visto que favorecem, ainda, a coaptação glótica. (Verdadeiro) IV. A reabilitação vocal não pode ser realizada em pacientes submetidos a laringectomias verticais parciais. (Incorreto) V. A falta de ar ao falar é sempre causada pelo aumento do espaço intralaríngeo pós-cirúrgico. (Incorreto)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais