Buscar

Desta forma, onde há lacuna, as ferramentas de integração entram a fim de serem utilizadas conforme a demanda solicita em cada caso. Não deve ser e...

Desta forma, onde há lacuna, as ferramentas de integração entram a fim de serem utilizadas conforme a demanda solicita em cada caso. Não deve ser

encarada como uma falha na legislação, mas, sim, como um ajuste que necessita ser realizado, e que momentaneamente é realizado pela integração em si. “O Artigo 4º da LINDB indica os meios de que o juiz dispõe para solucionar os casos lacunosos: quando a lei for omissa, o juiz decidira´ o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito” (BETIOLI, 2015, p. 475).

Unidade I


A ) A aplicação da analogia legal decorre necessariamente da existência de lacunas da lei. É uma técnica a ser empregada somente quando a ordem jurídica não oferece uma regra específica para determinada matéria de fato. Normalmente essas lacunas surgem em razão do desencontro cronológico entre o avanço social e a correspondente criação de novas regras disciplinadoras (NADER, 2015, p. 194).


B ) A aplicação da analogia legal decorre necessariamente da existência de lacunas da lei. É uma técnica a ser empregada somente quando a ordem jurídica não oferece uma regra específica para determinada matéria de fato. Normalmente essas lacunas surgem em razão do desencontro cronológico entre o avanço social e a correspondente criação de novas regras disciplinadoras (NADER, 2017, p. 194).


C ) A aplicação da analogia legal decorre necessariamente da existência de lacunas da lei. É uma técnica a ser empregada somente quando a ordem jurídica não oferece uma regra específica para determinada matéria de fato. Normalmente essas lacunas surgem em razão do desencontro cronológico entre o avanço social e a correspondente criação de novas regras disciplinadoras (NADER, 2015, p. 194).


D ) A aplicação da analogia legal decorre necessariamente da existência de lacunas da lei. É uma técnica a ser empregada somente quando a ordem jurídica não oferece uma regra específica para determinada matéria de fato. Normalmente essas lacunas surgem em razão do desencontro cronológico entre o avanço social e a correspondente criação de novas regras disciplinadoras (NADER, 2015, p. 194).

AnteriorPróxima






























































💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta não foi apresentada na pergunta. Por favor, reformule sua pergunta e inclua as alternativas para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais