Buscar

Qual a metodologia dos testes químico e citológico para o exame de LCR? A coleta da amostra do líquido é frequentemente realizada pela lombar, pode...

Qual a metodologia dos testes químico e citológico para o exame de LCR?
A coleta da amostra do líquido é frequentemente realizada pela lombar, podendo também ser feita pela subocciptal e ainda via ventricular.
Testes bioquímicos avaliam Glicose, Lactato, Cloro, ADA – auxílio no diagnóstico da neurotuberculose, LDH, ECA – enzina conversora da angiotensina, Proteínas totais.
A análise citológica é o parâmetro determinante para caracterização de doença inflamatória do sistema nervoso central SNC. Identifica-se num LCR de um aduto normal a predominância de linfócitos 60 a 70%, monócitos 30 a 50%, e neutrófilos 1 a 3%. Em crianças é encontrado uma proporção maior de monócitos, em torno de 80%. São observados nestes testes, citologia global e diferencial, oncótica, imunofenotipagem, pequisa de clonalidade T e B, imunicitoquímica.
A coleta da amostra do líquido pode ser realizada apenas pela lombar.
A análise citológica não é importante para caracterização de doença inflamatória do sistema nervoso central SNC.
Os testes bioquímicos não avaliam Glicose, Lactato, Cloro, ADA – auxílio no diagnóstico da neurotuberculose, LDH, ECA – enzina conversora da angiotensina, Proteínas totais.

Essa pergunta também está no material:

Relatório Fluidos 1 e 2
7 pág.

Fluidos Biologicos Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A metodologia dos testes químico e citológico para o exame de LCR envolve a coleta da amostra do líquido cefalorraquidiano (LCR) pela lombar, subocciptal ou ainda via ventricular. Os testes bioquímicos avaliam Glicose, Lactato, Cloro, ADA – auxílio no diagnóstico da neurotuberculose, LDH, ECA – enzina conversora da angiotensina, Proteínas totais. Já a análise citológica é o parâmetro determinante para caracterização de doença inflamatória do sistema nervoso central SNC. Identifica-se num LCR de um adulto normal a predominância de linfócitos 60 a 70%, monócitos 30 a 50%, e neutrófilos 1 a 3%. Em crianças é encontrado uma proporção maior de monócitos, em torno de 80%. São observados nestes testes, citologia global e diferencial, oncótica, imunofenotipagem, pesquisa de clonalidade T e B, imunicitoquímica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais